Acesso às ações de saúde da mulher numa ESF de Florianópolis

Guilherme Coelho Dantas, Talita Cristine Rosinski, Ulysses Jorge de Aguiar, Aline de Fátima Medeiros, Claudiniete Maria da C. B. Vaconcelos

Resumo


Introdução: O Ministério da Saúde preconiza estratégias de prevenção e controle do câncer do colo do útero e da mama, através de serviços para detecção em estágios iniciais da doença e para o tratamento e reabilitação das mulheres. Desde 2010 o Centro de Saúde do Rio Vermelho organiza um sábado de atendimento visando facilitar o acesso para as 3.800 mulheres na faixa etária de 24-69 anos.

Objetivos: Melhorar a cobertura de ações preventivas e diagnósticas de câncer de colo do útero e da mama, das moradoras da área adstrita ao CS Rio Vermelho assim como facilitar seu acesso aos serviços de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O evento foi divulgado pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), Conselho Local de Saúde e demais profissionais nas consultas. No dia do evento as ACS montaram barracas para expor trabalho artesanal da comunidade no estacionamento do CS, o que também auxiliou na promoção do evento. A equipe contou com dois funcionários administrativos, dois médicos, três enfermeiras, uma dentista, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga. Por ordem de chegada, os médicos realizaram entrevista inicial voltada para questões relativas à saúde da mulher. Em seguida, as moradoras eram examinadas pelas enfermeiras enquanto os demais profissionais realizaram atividades da sua área de atuação.

Resultados: Foram coletados 93 exames citopatológicos no mês do evento sendo este o maior número alcançado ao longo do ano (16% do total) o que contribuiu de forma significativa para a melhoria da cobertura. Já em relação ao rastreamento do câncer de mama, 112 mamografias (32% do total) foram realizadas nos dois meses subsequentes, o que reflete o intervalo de tempo entre solicitação e realização do exame. O evento também serviu para maior integração entre os funcionários.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusão os resultados alcançados nos permitem afirmar que oferecer tais serviços no sábado foi efetivo na busca de maior acesso das mulheres à rede de serviços de atenção integral à saúde. Considerando que este CS ainda não alcançou a meta de cobertura de CP e mamografia preconizadas (25%), outras iniciativas devem ser consideradas visando à melhoria dos indicadores.


Palavras-chave


Acesso; Saúde da Mulher; Estratégias de Prevenção

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.