Abordagem familiar para potencializar o cuidado à saúde do idoso

Cássia Maria da Silva Moraes Néco, Angélica Cristina Ortiz Elmescany, Elaine Cristina Silva dos Reis

Resumo


Introdução: Frente ao crescimento do envelhecimento populacional temos o aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas com a limitação e ou comprometimento na qualidade de vida do idoso. As mudanças impactam na necessidade de um cuidado especifico e voltado à manutenção da capacidade funcional do mesmo.

Objetivos: O presente estudo tem por finalidade descrever a atuação da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma operadora de saúde suplementar em Belém/PA através do relato de caso com o propósito de mostrar a importância da sensibilização da família em relação ao cuidado de saúde do participante.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Analise do caso da senhora SPM, 89 anos, obesa, hipertensa, diabética, com importante cifose postural com curvatura de coluna significativa com prejuízo para a deambulação por contribuir para uma instabilidade postural e consequente lentidão na marcha, além da presença de episódios frequentes e recorrentes de depressão. Reside apenas com uma cuidadora e apresenta relação conflituosa com os 3 filhos. É acompanhada pela equipe há 4 anos e encontra-se em atendimento domiciliar com: fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga além das visitas programadas a cada 2 meses com a equipe da ESF.

Resultados: Como resultados, da abordagem familiar pela equipe da ESF,observamos ao longo do acompanhamento, a excelente evolução clínica do estado de saúde da participante, porém percebemos que o distanciamento dos familiares contribuía para a piora e estagnação do quadro depressivo. A equipe (Médico de Família, Assistente Social, Enfermeira e Técnicos de Enfermagem e Psicóloga) juntamente com os 3 filhos da participante e a cuidadora participaram de uma conferencia familiar com a finalidade de esclarecer, discutir e buscar novas perspectivas que contribuíssem para a melhor evolução do estado de saúde da participante, onde nesta ocasião foi proposto um estreitamento desse vínculo familiar.

Conclusão ou Hipóteses: No processo de avaliação e acompanhamento da equipe da ESF foi observado que laços familiares solidificados foram de suma importância no cuidado da participante e que a mesma apresentou melhora significativa nas suas Atividades de Vida Diária (AVDS). O trabalho integrado com a família, fornece subsídios para intervenções assertivas com o intuito de melhores resultados para os participantes.


Palavras-chave


Saúde do Idoso; Abordagem Familiar; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.