A roda de conversa como recurso para educação em saúde com adolescentes

Maria Samara Alves da Silva, Aline Macedo de Queiroz, Renata da Silva Corrêa, Mayara Gabriela Salgado Murici, Rosana Santos Bezerra

Resumo


Introdução: A adolescência é a fase onde ocorre o início das atividades sexuais de muitos homens e mulheres. O que se reflete em risco de gravidez indesejada e sua interrupção. O aborto é um tema relevante para sociedade, por envolver aspectos religiosos, legais e culturais. A execução do aborto de forma inadequada traz sérias conseqüências, não só de natureza jurídica, mas complicações com a saúde da mulher.

Objetivos: Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada por um grupo de acadêmicas de enfermagem durante uma ação educativa em saúde junto a um grupo de adolescentes do Lar Fabiano de Cristo, situado no bairro do Guamá, Belém-PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência educativa realizada com um grupo de adolescentes do Lar Fabiano de Cristo no bairro do Guamá, Foi utilizado como recurso metodológico a roda de conversa com 15 adolescentes. A proposta visou a mudança que começa pelo “eu”, sujeito único que tem sua visão ímpar do mundo e que somente ele pode dizer ao outro suas percepções. O tema geral escolhido pelo grupo de adolescentes foi o aborto, onde foram abordados os tipos de aborto, as consequências biofísicopsicossociais e questões jurídicas sobre o assunto e o uso de contraceptivos como forma de evitar um futuro aborto. Os participantes tiveram um espaço para relatar experiências e questionar sobre o tema.

Resultados: Verificou-se uma participação efetiva ao que era exposto. A maioria já conhecia algum método abortivo, mas as consequências provocadas por cada método eram freqüentemente desconhecidas. Os adolescentes durante maior parte da ação expuseram suas experiências e opiniões. Para eles essa metodologia proporcionou uma maior confiabilidade para retirar dúvidas e expressar seus pensamentos. Mostrando dessa forma, que a atividade desenvolvida teve avaliação positiva pelos adolescentes. O relato faz-se relevante para o grupo quanto à utilização da roda de conversa como recurso para educação em saúde valorizando a participação e o protagonismo do adolescente, bem como a integração do educador/educando.

Conclusão ou Hipóteses: A atividade educativa foi fundamental no âmbito de conhecimento para ambas as partes, visto que surpreendeu a quantidade de adolescentes que conheciam não só os métodos do aborto, mas muitos amigos que ja haviam feito. E para eles, verificou-se a importância de exclarecer dúvidas sobre o tema, incentivando o uso de anticoncepcional, a fim de minimizar futuros abortos e os riscos que possam trazer.


Palavras-chave


Adolescentes; Aborto; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.