A informação no combate ao câncer de mama na ESF Warislândia

Vinicius Costa Souza, Paulo Henrique Barbosa de Araújo, Aline Farias Cravo, Claudia Daniele Tavares Dutra, Paulo Rezende Monteiro

Resumo


Introdução: O câncer de mama é a principal neoplasia maligna que acomete o sexo feminino no Brasil. Em razão disso, é uma doença de extrema importância para saúde pública, motivando ampla discussão em torno de medidas que promovam a redução em sua morbimortalidade. De fato, a educação para promover o diagnóstico precoce e o rastreamento são as estratégias principais para a detecção precoce do câncer de mama.

Objetivos: Orientar, educar e informar a população a respeito do câncer de mama a fim de prevenir e promover o diagnóstico precoce da doença, assim como bem-estar e qualidade de vida para o segmento populacional mais atingido.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram convocados os pacientes presentes na Estratégia Saúde da Família (ESF) Warislândia, município de Ananindeua, para atendimento e por busca ativa domiciliar pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Confeccionou-se folder com informações a respeito da epidemiologia da doença, do autoexame das mamas, da mamografia, dos fatores de risco e recomendações gerais importantes para o combate do câncer de mama e para se ter qualidade de vida. As informações repassadas foram baseadas em folder previamente elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Realizou-se duas palestras em dias diferentes a respeito do assunto em virtude da Campanha de Combate ao Câncer de Mama.

Resultados: Participaram 30 pacientes, do sexo masculino e feminino, com perfil de escolaridade baixo (em geral, ensino fundamental completo e ensino médio incompleto). Ao final das ações, abriu-se espaço para questionamentos referentes ao tema exposto pelos participantes da intervenção. Houve algumas restrições e dificuldades em lidar com o tema uma vez que a reação dos participantes frente ao tema estava na dependência de algumas variáveis que diziam respeito à sua história de vida, ao contexto social, econômico e familiar de cada um. Essas informações e orientações repassadas foram consideradas fundamentais para reduzir a ansiedade e o medo frente a doença.

Conclusão ou Hipóteses: Considerando que de acordo com a OMS, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, com uma incidência anual de 22% e que, no ano de 2008, o número estimado de mortes em virtude do câncer de mama atingiu 11.860 óbitos, ressalta-se o papel da informação e da educação da população a fim de prevenir e detectar precocemente visando mudar o panorama global atual da doença.




Palavras-chave


Câncer de Mama; Diagnóstico Precoce; Prática em Medicina Familiar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.