O câncer ginecológico sob a ótica da mulher e da enfermagem brasileira

Mairya Lobo da Silva, Denise da Cunha Nascimento, Letícia da Silva Pereira, Jadson João Ferreira Ferreira, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: O câncer representa um grave problema de saúde pública e no Brasil corresponde à segunda causa de morte por doenças. Do total de casos de no nosso país, 24% correspondem à ocorrência do câncer de colo de útero e do câncer de mama, que dependendo da região ou do Estado considerado, representa a primeira ou a segunda forma mais frequente de neoplasia.

Objetivos: Pesquisar teses e dissertações da Enfermagem Brasileira, no período de 2001 a 2007, e caracterizar a percepção de mulheres sobre o câncer de mama e do colo uterino.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa secundária no Banco de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Enfermagem, com o levantamento de 51 estudos relativos ao tema câncer ginecológico.

Resultados: O câncer de mama e o câncer de colo de útero são os de maior potencial de detecção precoce se comparados com os outros tipos da doença, sendo importante a realização pela mulher do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU), do auto-exame da mama e da mamografia. A análise dos dados permitiu que se estabelecessem as seguintes categorias temáticas para os trabalhos científicos realizados: 1. O imaginário social de mulheres diante do câncer ginecológico; 2. O cotidiano da mulher mastectomizada; 3. O câncer ginecológico e seu tratamento; 4. Prevenção do câncer ginecológico na visão da Enfermagem.

Conclusão ou Hipóteses: Os estudos propiciaram a compreensão de que os aspectos do contexto psicossocial são importantes e necessários no sentido de olhar mais atentamente a prática assistencial da Enfermagem.




Palavras-chave


Enfermagem; Câncer Ginecológico; Prevenção

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.