Educação em saúde e cidadania: contribuições do Pet-saúde no CAPSi de Ananindeua - PA

Nathalya Machado Mesquita, Milton Fernades, Keila de Nazaré Costa Figueira, Denise da Silva Pinto

Resumo


Introdução: As ações de educação em saúde e cidadania têm por objetivo alcançar uma população em situação de vulnerabilidade social facilitando o acesso a informações que garantam a saúde e promovam bem estar através de palestras e oficinas sobre a prevenção de doenças, atitudes para manutenção da saúde, bem como orientações para o exercício da cidadania e a diminuição dos riscos sociais como a violência.

Objetivos: Relatar as experiências e as estratégias utilizadas pelos acadêmicos do Pet Saúde da Universidade Federal do Pará no Centro de Atenção Psicossocial Infanto juvenil – CAPSi como apoio ao enfrentamento dos problemas na atenção à saúde mental infantil, para a melhoria e qualidade do serviço oferecido.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Primeiro foi feito uma pesquisa sobre as temáticas que poderiam ser abordadas com a equipe e com as cuidadoras. Depois organizamos uma apresentação por meio de recurso audiovisual para explanar o tema violência doméstica escolhido pela maioria dos entrevistados, que assistiram atentamente a explicação sobre os diversos tipos de violência, conheceram a rede de combate à violência doméstica, o surgimento e o objetivo da lei Maria da Penha, seu público alvo, como agir em casos de violência doméstica e como acionar a rede. Ao final realizamos uma dinâmica de perguntas e recorte colagem, sanamos dúvidas e distribuímos flores com os números da rede e a frase “não se cale” titulo da nossa ação.

Resultados: Os resultados desta ação foram imediatamente positivos, pois possibilitou o relato de histórias verídicas e espontâneas de mulheres vítimas das mais diversas formas de violência que se sensibilizaram com os exemplos expostos em nossa apresentação. Estes relatos surgem para nós como sinalizadores no norteamento das ações a serem desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial de Ananindeua, pois são considerados relevantes pela literatura atual como fatores de risco para o desenvolvimento infantil e influenciam diretamente no tratamento de seus usuários.

Conclusão ou Hipóteses: As ações de educação em saúde e cidadania contribuem para o sucesso do tratamento das crianças atendidas no Capsi, pois, diminuem o abandono do tratamento, após conhecer sua importância, lhes são garantidos o direito do acesso à saúde de qualidade, a educação, a participação social, além da diminuição dos fatores de riscos ambientais, familiares e sociais que constantemente estão expostas.



Palavras-chave


Educação em Saúde; CAPSi; Cidadania

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.