Educação em saúde como instrumento de prevenção da hipertensão e diabetes gestacional

Isameriliam Rosaulem Pereira da Silva, Tainá Pinheiro Braga, Giselle Cristina dos Santos Burçãos, Claudia Daniele Tavares Dutra, Carla Avelar Pires

Resumo


Introdução: A detecção tardia de afecções como Diabetes mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) gestacional, ainda, é pouco ou tardiamente diagnosticada, gerando riscos a vida das mães e dos bebês, o que ressalta a devida importância do acompanhamento Pré-natal.

Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a necessidade e importância do acompanhamento do Pré - Natal e a adoção de hábitos de vida saudáveis durante a gravidez.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As ações ocorreram no mês de Junho de 2011, através do Programa Pet-Saúde-Ananindeua, juntamente com o CRAS da comunidade local. Foi feita busca ativa da população estudada e realizada apresentações de vídeos e palestras voltadas à educação nutricional, bem como temas relacionados com a melhora da qualidade de vida e prevenção do surgimento de doenças, principalmente a diabetes mellitus e hipertensão durante a gravidez, ressaltando a necessidade do acompanhamento do Pré-natal. Essas práticas foram ministradas, por discente de nutrição e medicina, além da enfermeira e assistente social, as quais visaram esclarecer no decorrer das atividades dúvidas referentes aos cuidados nessa fase.

Resultados: Foram realizadas três palestras, com a presença de 20 participantes cada, dentre as quais havia mulheres na sua primeira gestação e outras que já possuíam um ou mais filhos, com idades variadas (13 a 35 anos em média). As gestantes apresentaram várias dúvidas relacionadas aos fatores de risco que levavam ao aparecimento das doenças abordadas e as suas formas de prevenção. É interessante referir que muitos mitos a respeito da alimentação foram superados no decorrer das palestras. Foram esclarecidas as dúvidas das participantes e enfatizada a importância da gestação.

Conclusão ou Hipóteses: O esclarecimento das complicações durante o período gestacional é muito importante, devido o surgimento de HAS e Diabetes ser mais comum do que parece, e pelo desconhecimento de tais patologias por parte das grávidas, causando risco para o binômio mãe e filho, podendo assim ser evitado com o acompanhamento regular do Pré - natal.





Palavras-chave


Educação em Saúde; Hipertensão e Diabetes; Gravidez.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.