Educação em saúde com grupo mirim: experiência exitosa na ESF em Manaus

Claudia Mota de Carvalho, Angela Margare Colares Coutinho

Resumo


Introdução: A UBSF 16, localizada em uma área adstrita dos bairros Betânia e Morro da Liberdade, do Distrito Sul da cidade de Manaus, atua na ESF. O trabalho relata a experiência dessa equipe de saúde que, atuando por treze anos na área pôde visualizar o contexto social em que esta inserida grande parte das crianças que ali residem.

Objetivos: Dentre os objetivos estão: construir, juntamente com as crianças, alternativas para superação de desafios como violência, abandono, falta de referências, buscando a transformação das complexas situações de risco, com o envolvimento da equipe de saúde, das crianças, das famílias e da comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Iniciou-se em 2006, trabalho com grupo de 45 crianças na faixa-etária de 5 a 11 anos, através de encontros mensais (sempre aos sábados), onde são abordados temas como higiene corporal, alimentação saudável, dengue, cidadania, meio ambiente dentre outros. São realizadas dinâmicas, peças de teatro e atividades lúdicas em espaços da própria comunidade (salão paroquial, escola) e fora da comunidade (visitas a parques e bosques) com parcerias intersetoriais.

Resultados: Após oito anos de encontros permanentes constatamos mudanças positivas experienciadas pela equipe de saúde durante visita domiciliar e encontros em grupo onde as crianças mostram-se empoderadas de saberes com questionamentos e respostas críticas sobre os temas vivenciados e pelo relato dos pais, que referem mudanças de comportamentos em casa nas práticas higiene pessoal, cuidados com ambiente, destino adequado dos resíduos. Outra demanda gerada foi à formação de um grupo de adolescentes, que foi iniciado em 2010.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência mostrou que os grupos são ferramentas de incorporação do saber caracterizadas pela didática horizontal que torna o indivíduo um agente ativo e responsável da mudança de hábitos. Além de serem instrumentos de acolhimento, vínculo, integralidade, corresponsabilidade e trabalho em equipe.






Palavras-chave


Educação em Saúde; Trabalho em Equipe; Crianças.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.