Educação em higiene dos alimentos: da universidade à comunidade

David Américo de Assunção Júnior, Ingred Kássia da Costa Tavares Israel, Michel Quaresma Rodrigues, Réia da Silva Lemos

Resumo


Introdução: Os cuidados com a água e os alimentos constituem medidas básicas para amanutenção e promoção de saúde, daí que as ações extensionistas possibilitam que oconhecimento acadêmico-científico alcance a comunidade, informando e esclarecendo sobre a importância e os procedimentos para a higiene pessoal, dos alimentos e da água.

Objetivos: Levar às comunidades do interior do Pará ações educativas sobre a higiene corporal, dos alimentos e de sanitização da água de consumo humano.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Por meio de palestras explicativo-demonstrativas, utilizou-se de recursos multimídia para ilustrar com abundância as orientações às comunidades ribeirinhas e rurais dosmunicípios paraenses de Tracuateua e Viseu, respectivamente, a 188 km e a 320 km de Belém.

Resultados: Em cada cidade foi proferida uma palestra temática, onde havia dezenas depessoas, principalmente, mulheres. Nas palestras foram abordadas as consequências deprocedimentos incorretos e dada a orientação para a lavagem correta das mãos, asseio corporal,etapas dos cuidados com os alimentos (da aquisição ao preparo), métodos de tratamento,filtragem e fervura de água. Durante as atividades a platéia manifestou grande interesse peloassunto, interagindo com questionamentos e expressando alguns conhecimentos preliminares egrande compromisso em alterar hábitos nocivos.

Conclusão ou Hipóteses: Ações promotoras de saúde são fundamentais em comunidades carentes desaneamento básico e com pessoas com baixo grau de escolaridade, pois as sensibilizam para quese responsabilizem pelas suas condições de saúde e de familiares, melhorando a qualidade devida de cada um, reduzindo o custo da saúde pública e viabilizando à universidade ter suacontribuição interveniente.

 




Palavras-chave


Educação em Saúde; Higiene dos Alimentos; Comunidade.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.