Educação e saúde como estratégia para cuidado à gestante e ao recém-nascido

Dyndara Rodrigues Pedrosa, Emanuelle Oliveira Lemos, Carla Avelar Pires, Paulo Rezende Monteiro, Lara Batista da Fonseca

Resumo


Introdução: A gravidez e o parto representam eventos especiais na vida da mulher, no qual a sensação de tornar-se mãe confunde-se muitas vezes com medo e inseguranças. No âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), torna-se fundamental promover assistência integral às gestantes no intuito de garantir bem-estar, promover saúde e prevenir doenças à mãe e ao filho.

Objetivos: Desenvolver práticas educativas que visam fortalecer o conhecimento das gestantes e promover educação, que é uma ferramenta de atuação em saúde, essencial por possibilitar a troca entre conhecimento técnico e popular. Além de promover orientações de saúde e incentivar a adesão precoce ao pré- natal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Participaram do curso 26 jovens gestantes. Em cada dia, as apresentações foram divididas em: exposição teórica dos temas, vídeos, prática e espaço para discussão. No primeiro, foram abordados os temas: alterações fisiológicas da gravidez, principais orientações às gestantes, vacinação da gestante, aleitamento materno, prevenção de mastites. No segundo, foram ministrados temas e prática de: técnicas de alongamento e relaxamento para grávidas e cuidados com o recém-nascido. No último dia, a Técnica da Shantala foi abordada através de exposição teórica, vídeo e prática. Ao final, foi feita a leitura de uma mensagem às gestantes e distribuída a “Cartilha da Gestante” a cada uma das jovens.

Resultados: A maioria das gestantes (81%) recebeu apoio dos seus familiares para participarem do curso. Dentre elas, 96% eram primigestas e estavam no primeiro trimestre de gestação. Cerca de 58% das jovens, não tinham conhecimento consolidado sobre pré-natal e primeiros cuidados o recém-nascido. A técnica da Shantala foi bem aceita e praticada no final do curso por 100% das jovens. As atividades educativas desenvolvidas propiciaram a todas às gestantes momentos de esclarecimento e ampliação dos seus conhecimentos sobre o processo, bem como a socialização e trocas de experiências entre as jovens. Estas foram bastante receptivas, demonstrando interesse e envolvimento nas temáticas abordadas.

Conclusão ou Hipóteses: A educação em saúde representa um dos principais fatores para a promoção da saúde e uma forma de cuidar que leva ao desenvolvimento de uma consciência crítica para a grávida cuidar melhor de si e de seu filho. Isso nos mostra que a educação em saúde está intimamente relacionada com o cuidado e nos remete ao duplo papel exercido pelos profissionais de saúde que são também educadores por excelência.





Palavras-chave


Educação em Saúde; Cuidado a Gestante; Estratégia Saúde da Família.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.