Diversão nos caminhos da saúde: jogadas de acadêmicos de enfermagem no reolon

Elisete Mariane Neumann, Daphne Pereira Dornelles, Riciane Silveira Osório, Veronica do Carmo Jiacomin da Silva, Thiago Pereira Kovalski

Resumo


Introdução: Qual o jogo? Disciplina de Enfermagem no Cuidado á Saúde da Família e da Comunidade/UCS; Quando? Março a julho de 2012; Onde? Caxias do Sul/RS/Brasil, Universidade de Caxias do Sul, Unidade Básica de Saúde e comunidade do Loteamento Reolon; Quem? Acadêmicos de Enfermagem, equipes ESF/ EACS e comunidade local.

Objetivos: Porque? Conhecer a comunidade; Planejar, executar e avaliar cuidados em saúde coletiva; Aprender e ensinar saúde com tecnologias leves e divertidas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Como? Para o mapeamento utilizou-se a técnica do quebra-cabeças fotográfico; para intervir e sistematizar a assistencia de enfermagem com as famílias e grupos usou-se as técnicas do teatro, rodas de conversa, festa-baile e o jogo educativo sobre sexualidade na adolescencia. Para socializar as vivências construídas usou-se a metodologia da távola.

Resultados: Ações - 1: “Quebra Cabeças Reolon” - mapeamento fotográfico em formato de jogo educativo em exposição na UBS; 2: Projetos Educativo-terapêuticos com 4 famílias: teatrando consultas de Enfermagem para aprender a saber; Rodas de conversa com Equipe de ESF/ EACS para aprender a fazer; e Sistematização da Assistencia de Enfermagem em Saúde Familiar– para aprender a cuidar. 3: “E vai Rolar a Festa... Arraiá do SUS no Reolon – festa baile com grupo hipertensos/diabéticos; 4 - “Ludi Sex.. jogo do amor com adolescentes infratores do Centro de Atendimento Sócio-Educativo Regional de Caxias do Sul. 5: Organização da Iª Távola Acadêmico-Assistencial “Consulta de Enfermagem na Atenção Básica”.

Conclusão ou Hipóteses: Aprendizagens e Desafios : Importância do Acolhimento Familiar e Consulta de Enfermagem à domicílio; Abordagens das tecnologias Leves/Relacionais e Cuidativas no cotidiano do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família; Diversão como Ferramenta inovadora de ensino-aprendizagem e de cuidado em Saúde Coletiva;





Palavras-chave


Enfermagem; Cuidado Familiar e Comunitário; Tecnologias Lúdicas de Educação em Saúde.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.