Descrição da funcionalidade dos centros de atenção psicossocial inseridos em Serra Talhada-PE

Izabela de Sousa Pereira, Camila de Alencar Rodrigues, Luciana de Matos Andrade

Resumo


Introdução: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de atendimentos multidisciplinares que visam a saúde mental, proporcionando aos seus usuários um programa de cuidados intensivos. Considerando a população abrangida, o modo de funcionamento, a especificidade da demanda e a composição da equipe, existem diferentes modalidades de CAPS: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi II, CAPSad II e CAPSad III.

Objetivos: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever os programas CAPS II e CAPSad III, ambos situados no município de Serra Talhada, Estado de Pernambuco.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa foi realizada no CAPS II “Viva Feliz – Maria José Araújo de Meneses” e no CAPSad III “Espaço Nova Vida”. A coleta de dados foi direcionada a coordenadoria de saúde mental de ambos os CAPS. O procedimento metodológico baseou-se em entrevistas, com formulários semiestruturados que dispunham de 12 perguntas, ocorridas no mês de outubro/2012.

Resultados: O CAPS II acompanha 45 pacientes intensivos com quadro de: esquizofrenia, depressão, transtornos de ansiedade e bipolar; possui equipe de 18 profissionais. O CASPSad III é um centro de referência regional, acompanha 70 pacientes intensivos (dependências químicas), com equipe de 27 profissionais. Os CAPS atendem ainda pacientes nos sistemas semi-intensivo e não-intensivo. A equipe enfrenta dificuldades relacionadas à participação familiar, promove terapias, consultas, oficinas, visitas, etc. Há relatos de altas médicas com inserção integral na sociedade. Todavia, alguns usuários não se adaptam a sua realidade sendo necessário retornar ao programa, divergindo da filosofia de reinserção social.

Conclusão ou Hipóteses: Durante as visitas percebeu-se nitidamente que os CAPS necessitam de ampliação física para maximizar seus atendimentos. Assim como há necessidade de articulação e mecanismos atrativos para intensificar a participação familiar, objetivando o sucesso terapêutico.




Palavras-chave


CAPS; Saúde Mental; Reinserção Social.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.