Cuidado ambiental e Estratégia Saúde da Família de rua

Marivaldo da Silva Santos, Marta Regina Marques Lodi

Resumo


Introdução: O que a principio parecia impossível acontecer dentro da Estratégia Saúde da Família com o desenvolver do trabalho foi tornado-se cada vez mais possível e satisfatório. Questionávamos a respeito do que seria possível desenvolver ações de cunho ambiental com uma população que vivem em situação de rua e casas de acolhida em uma metrópole como a Cidade de São Paulo onde as contradições são visíveis.

Objetivos: Realizar ações de cunho ambiental com pessoas que vivem em equipamentos sociais, casas de acolhidas e em situação de rua. Buscar através de ações culturais mostrarem as pessoas à importância e cuidado com os espaços em que vivem. Realizar nos equipamentos sociais a implantação de hortas medicinais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Conhecer os equipamentos sociais, casas de acolhida, e logradouros públicos que tem a presença de pessoas vivendo nas ruas e buscar seu envolvimento através das ações e orientações realizadas pela Estratégia Saúde da Família e Gestor Local. Realizar roda de conversa nos equipamentos, nas ruas praças e viadutos visando o envolvimento das pessoas que se encontra em situação rua e vulnerabilidade social. Buscar parceria junto ao comercio local e comunidade com o intuito de aproximar pessoas em situação de rua, comercio local e moradores no envolvimento e cuidado com o bairro o comunidade em que vivem. Realizar visitas monitoradas a centros culturais da cidade. Vista técnica a parques públicos.

Resultados: Envolvimento dos moradores em ações que promovam a orientação e sensibilização no cuidado com o meio ambiente. Participação dos moradores em cursos e atividades onde o tema seja o cuidado e a responsabilidade ambiental. Participação na implantação de hortas medicinais, paisagismo e jardinagem. Participação na implantação de hortas suspensas nos equipamentos sociais. Exibição de filmes e documentários educativos cujo tema é o cuidado com o meio ambiente, filmes e documentários mostrando a interferência do homem na degradação da natureza. Trabalho em equipe junto a cooperativas de matérias reciclável visando um trabalho onde o cuidado com a saúde dos cooperados e o descarte seja fundamental.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que a participação e envolvimento das pessoas que estão em situação de rua e casas de acolhidas em atividades que promovam a responsabilidade com o meio ambiente é possível quando as equipe respeita seus anseios. Para ações ambientais acontecer também é preciso saber escutar para só depois em conjunto e de acordo com suas necessidades realizar ações onde seus anseios sejam contemplados.

 




Palavras-chave


Meio Ambiente; Responsabilidade Ambiental; Comunidade.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.