Curso de qualificação do agente comunitário de saúde: visão do usuário

Ana Flávia Quintão, Marilene Barros de Melo, Rose Ferraz Carmo

Resumo


Introdução: A realização do curso de formação profissional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi proposta pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é responsável pela formação deste profissionais no estado, como centro formador de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos: O objetivo deste estudo foi Identificar, analisar e compreender as possíveis transformações na vida laboral e pessoal destes profissionais, associadas ao Programa de Qualificação e Desenvolvimento Profissional para ACS ofertado pela ESP-MG entre os anos de 2005 e 2008.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa qualitativa sendo conduzido em quatro Unidades Básicas de Saúde da Regional Oeste de Belo Horizonte. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários socioeconômicos e grupos focais. Foram realizados quatro grupos focais com os usuários do SUS. Os questionários visavam traçar o perfil dos sujeitos da pesquisa e as informações coletadas a partir da sua aplicação foram trabalhadas no Software SPSS, versão 16. As informações que se referem aos grupos focais foram analisadas pela técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo e interpretadas seguindo fundamentação teórica da hermenêutica dialética.

Resultados: Quanto ao perfil dos sujeitos da pesquisa houve um predomínio do sexo feminino, a maior parte declarou baixa média de renda salarial mensal, o nível educacional predominante foi o Ensino Fundamental incompleto e 45% dos usuários declararam idade de 60 anos. A partir das falas referentes aos usuários, acerca de sua percepção sobre os ACS, na perspectiva do curso de qualificação deste profissionais, foram elaborados quatro categorias analíticas, que são, Visão positiva com relação ao papel do ACS para a comunidade e para o serviço de saúde; Visão negativa com relação ao papel do ACS; Falta de conhecimento sobre o ACS e suas atividades; Expectativas sobre o trabalho do ACS.

Conclusão ou Hipóteses: Observou-se um desconhecimento acerca das atribuições do ACS, entretanto, ficaram evidenciadas visões positivas com relação ao papel desempenhado por este profissional na comunidade. Notou-se uma percepção do ACS como agente facilitador do acesso à serviços de saúde. Contudo, desconsiderou-se seu papel na prevenção de agravos, promoção da saúde e sua dimensão política de transformação social.





Palavras-chave


ACS; Educação em Saúde; SUS

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.