Mobilização social: a comunidade como protagonista

João Fellipe Santos Tatsch, Isadora Manzi Novais, Vitor Xavier de Oliveira Neto, Leonardo dos Santos Ferreira, Ubirajara Jose Picanco de Miranda Junior

Resumo


Introdução: Mobilização social é a união de pessoas articuladas de maneira responsável e interdependente, objetivando alcançar a melhoria de uma realidade comum. Os protagonistas desse movimento lideram essa ação captando seguidores e transformando o meio em que vivem.

Objetivos: Registrar duas experiências de mobilização social vivenciadas na comunidade de Sobradinho II (Distrito Federal).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Relato de experiência de um grupo com dez estudantes e um docente da primeira série do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde. Desenvolvendo atividades em Sobradinho II, participando do programa educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade, esse grupo entrou em contato com dois exemplos de mobilização social: Associação Emival de Apoio à Comunidade e Grupo Cultural Azulim. Cada instituição organizou um evento aberto à população. O Centro de Saúde local foi incentivado pelos estudantes a participar, aferindo pressão arterial, glicemia e disponibilizando vacinação.

Resultados: Essas instituições são lideradas por pessoas da própria comunidade e desenvolvem atividades gratuitas que buscam melhorar a qualidade de vida da população. Observam-se pontos relevantes nesse retrato social: a carência de serviços oferecidos pelo Estado à população, o caráter voluntário das ações, a origem humilde dos líderes e a cidadania como força propulsora de continuidade e renovação dos trabalhos. A Associação Emival se dedica à promoção da saúde por meio da prática de exercícios físicos, em que se destaca a Dança da Terceira Idade. O Grupo Azulim é voltado majoritariamente à população jovem, disponibilizando atividades como Terapia Comunitária, grafite e dança de rua.

Conclusão ou Hipóteses: O contato com as instituições descritas proporcionou uma interação entre estudantes, docentes, profissionais e comunidade; possibilitando aproximar a realidade dos usuários com os serviços de saúde. As pessoas que participam dessas atividades têm o estado de saúde significativamente melhor do que os demais usuários do Centro, demonstrando a eficiência da promoção da saúde.


Palavras-chave


Mobilização Social; Promoção da Saúde; Equipamentos Sociais

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.