Marcha contra a dengue: ferramentas de integração no combate a doença

Bruna Silva Fabricio, Aldenir Cardoso Ferreira, Leonardo Areias, Fabiana Almeida

Resumo


Introdução: A dengue vem sendo descrita como uma das doenças tropicais com maior incidência no Brasil, merecendo que sua temática e implementação de cuidados preventivos seja cada vez mais difundida de maneira a diminuir e conter seu avanço. A principal maneira de combate aos altos índices da doença é através de medidas preventivas ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegpty.

Objetivos: Criar, através de uma caminhada unificada entre membros da equipe de saúde da Estratégia Saúde da Família e a comunidade local, um mecanismo de divulgação de maneiras de prevenção e combate a dengue.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Relato de experiência de atividade, desenvolvida por uma equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família de uma clínica da família localizada à zona oeste do Rio de Janeiro unificada à moradores de uma comunidade na mesma área de abrangência, realizada no dia 31 de janeiro de 2013. Teve como intuito divulgar maneiras de prevenção e combate contra o vetor da dengue, de maneira interativa e integrativa, com a presença de um carro de som citando músicas temáticas. Ocorreu, durante a caminhada, a distribuição de folhetos e orientações sobre a dengue. A marcha contra a dengue teve participação de cerca de 50 pessoas além da população abordada durante a caminhada.

Resultados: Com a marcha contra a dengue, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância em saúde e gerentes das unidades de saúde participantes, abordaram a comunidade de maneira diferenciada, ampliando os horizontes do que chamamos de “saúde”. Famíliarizando a comunidade com a Dengue, demonstramos que para o cuidado integral é necessário que o indivíduo saiba se prevenir, sendo o pivô do seu processo de saúde e doença; integrando esse sujeito, tornando-o ativo e autônomo. De maneira com que, a equipe de saúde desempenhe atividades de promoção e educação em saúde, porém galgando o processo de saúde aliada a comunidade e trabalhando em conjunto.

Conclusão ou Hipóteses: A Estratégia Saúde da Família possui maneiras diferenciadas de apresentar e atuar no cuidado a população. Através da marcha contra a dengue, caminhada formada por profissionais de saúde e a população, foi apresentada uma maneira criativa e eficiente de promoção à saúde, criando através de um mecanismo lúdico, uma estratégia de ação voltada a mudanças de atitude e de comportamento em geral.



Palavras-chave


Dengue; Estratégia Saúde da Família; Práticas Integrativas

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.