Promoção em saúde no controle da tuberculose no Município de Caucaia - CE

Kedimam Celis Barros Bastos, Francisco Sousa Pires, Mônica Cardoso Façanha, Marina Barros França, Isabely Azevedo Frota Montʼalverne

Resumo


Introdução: A Política Nacional de Promoção da Saúde tem como objeto as necessidades de saúde e seus determinantes, com ações e serviços que interferem sobre os efeitos do adoecer, e nas condições de vida. No período de 2007 a 2011 o município de Caucaia notificou 946 casos de tuberculose, percebemos a necessidade de elaborar estratégias de promoção em saúde para controle da Tuberculose na Atenção Básica.

Objetivos: Descrever as ações de promoção em saúde no controle da tuberculose desenvolvidas em Caucaia – Ceará, nos meses de janeiro a junho 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo realizado em Caucaia – Ceará/Brasil, nos meses de janeiro a junho de 2012. As estratégias de promoção em saúde no controle da tuberculose abrangeram 05 unidades básicas de saúde, onde as equipes da Estratégia Saúde da Família promoveram palestras nas salas de espera das Unidades Básicas, orientação sobre a sintomatologia, busca ativa de sintomáticos respiratórios, mobilização de grupos de convivência da 3ª idade e revisão com atualização dos livros de registros.

Resultados: As ações desenvolvidas resultaram em 557 abordagens a usuários presentes nas unidades básicas de saúde, 903 pessoas acessadas em locais públicos, realização de 162 baciloscopias e distribuição de 1.159 panfletos.

Conclusão ou Hipóteses: As ações têm comprovado a importância da intensificação destas estratégias e do apoio logístico, com as equipes de Saúde da Família, na busca ativa de sintomáticos respiratórios e a realização de teste diagnóstico para tuberculose.




Palavras-chave


Tuberculose; Educação em Saúde; Mobilização Social

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.