Promoção de saúde aos trabalhadores da lavanderia de um hospital universitário

Sarah Jennings Marinho, Camila Guerreiro Bentes, Débora Bacellar Cruz Nunes, Juliana Bacellar Cruz Nunes, Rodolfo Marcial da Silva Pinon

Resumo


Introdução: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, promoção de saúde é o processo que permite às pessoas melhorar a sua qualidade de vida, sendo também um processo social e político, que não somente inclui ações direcionadas ao fortalecimento das habilidades dos indivíduos, mas também ações direcionadas a mudanças das condições sociais, ambientais e econômicas para minimizar seu impacto na saúde.

Objetivos: A ação de promoção de saúde aos trabalhadores da lavanderia do HUJBB teve como objetivos conscientizar a respeito do uso de Equipamentos de Proteção Individual como forma de prevenção de acidentes de trabalho e orientar sobre possíveis agravos à saúde decorrentes de esforços repetitivos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A ação na lavanderia hospitalar do HUJBB envolveu um grupo de oito trabalhadores. Foram realizadas apresentações de cunho informativo/explicativo incluindo diapositivos e vídeos, onde se explanaram algumas das principais doenças e agravos relacionados ao trabalho na lavanderia; foram distribuídos folders contendo informações acerca das doenças apresentadas e fixação de banners no local com informações a respeito da importância do uso de EPI’s, além da realização de ginástica laboral com os trabalhadores da lavanderia, orientada por uma terapeuta ocupacional, visando aconselhamentos a respeito de postura correta e de maneiras alternativas para a realização de tarefas diárias.

Resultados: Durante a apresentação da aula expositiva e da aula prática observou-se grande interesse por parte dos trabalhadores que fizeram perguntas acerca das doenças abordadas e relataram seus problemas pessoais de saúde que foram surgindo ao longo dos anos de trabalho. De acordo com os relatos a causa principal dos agravos à saúde desenvolvidos pelos trabalhadores foi a permanência em posturas inadequadas durante a maior parte do tempo e o não uso de EPI’S. Constatou-se que outros fatores, como a infraestrutura precária do local e equipamentos em mal estado de conservação também foram capazes de contribuir para o desenvolvimento de doenças e ocorrência de acidentes de trabalho.

Conclusão ou Hipóteses: A promoção de saúde serviu de alerta para a carência de informação e de projetos de saúde a que estes trabalhadores estão submetidos. Concluiu-se que ações semelhantes que visem informar trabalhadores sobre como se proteger dos fatores de risco a que estão vulneráveis no ambiente de trabalho é uma grande contribuição para o início de uma mudança de hábitos e posterior melhora na qualidade de vida.




Palavras-chave


Saúde Ocupacional; Promoção de Saúde; Risco Ocupacional

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.