Promoção de higiene alimentar em escolas públicas

Priscyla Souza de Lima, David Américo de Assunção Júnior, Luiz Ronaldo Freitas Souto, Silviane Ribeiro Castilho, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: É notável a ascendência da alimentação fora do domicílio, mas a preocupação com a segurança dos alimentos não é proporcional a esse comportamento. Valorizar a higiene dos alimentos é essencial para que não se tornem inseguros para o consumo. Grande parte da população desconhece noções básicas da boa higiene, o que pode representar perigo para sua saúde e bem estar.

Objetivos: Estimular mudanças de hábitos na higiene dos alimentos e saúde bucal, levando o conhecimento sobre devidos cuidados, para prevenção consciente dos perigos do consumo de alimentos impróprios e dos danos provocados pela má higiene das mãos e dos dentes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As ações educativas se dão por meio de palestras explicativo-ilustrativas que abordam diversos temas relacionados com a higiene, com ou sem a utilização de meios tecnológicos; dinâmicas de higiene das mãos, dos dentes e de alimentos; para crianças, execução de músicas referentes ao tema, teatralização com uso de fantoches; distribuição de folder educativo, ilustrado, para os adultos, instigando os mesmos a executarem o que aprenderam, para que possam se prevenir de forma consciente dos perigos de alimentos mal manipulados, da lavagem incorreta das mãos e de alimentos e da falta de higiene bucal.

Resultados: As ações educativas se dão por meio de palestras explicativo-ilustrativas que abordam diversos temas relacionados com a higiene, com ou sem a utilização de meios tecnológicos; dinâmicas de higiene das mãos, dos dentes e de alimentos; para crianças, execução de músicas referentes ao tema, teatralização com uso de fantoches; distribuição de folder educativo, ilustrado, para os adultos, instigando os mesmos a executarem o que aprenderam, para que possam se prevenir de forma consciente dos perigos de alimentos mal manipulados, da lavagem incorreta das mãos e de alimentos e da falta de higiene bucal.

Conclusão ou Hipóteses: Os escolares expressaram que a temática não é tratada como componente curricular, sendo os temas de higiene poucos divulgados e reconhecidos por eles. A falta de higiene em um país que não prioriza o saneamento básico torna-se preocupante aliada à falta de conhecimento da população, pode se tornar um grave problema de saúde pública.





Palavras-chave


Educação Higiênica; Educação Alimentar; Escola Pública

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.