Projeto de intervenção gesta família: equipe multidisciplinar no combate à mortalidade infantil

Bruno Vieira Melo, Marina Moraes Loepert, Maria José Ribeiro Sampaio Silva, Simone Shuwarts Lessa, Ana Paula Cajaseiras de Carvalho

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família tem sido importante na realização da assistência integral à saúde. A construção do projeto de intervenção “GESTA FAMÍLIA” é resultado da constatação das necessidades humanas encontradas na comunidade de Guaxuma - AL. Sendo a família considerada uma entidade social relevante, a tentativa em complementar suas necessidades favorece o desenvolvimento social.

Objetivos: Despertar nas “famílias gestantes” a importância de seu papel protagonista no processo da vida que se inicia, assim como criar espaços político pedagógicos no processo de capacitação dos profissionais e discentes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Manual Básico Gesta Família, elaborado pela equipe PET- Saúde Guaxuma 2010, utilizou a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o objetivo de alcançar e motivar o discente, pois diante do problema, ele se detém, reflete, relaciona a sua história e passa a ressignificar suas descobertas. A mesma linha de raciocínio será adotada às gestantes e familiares, criação da problematização, reflexão, discussão e geração de conceitos que possam subsidiar tomadas de decisões. O papel do educador deve para o mesmo, adequar as necessidades individuais ao meio social, e os métodos utilizados para sua concretização se dão por meio de experiências, pesquisas e de solução de problemas.

Resultados: O projeto proporcionou a construção de vínculo das gestantes com os profissionais do serviço, despertou e ofereceu conhecimentos teórico-práticos aos discentes nas ações de educação em saúde, além de desenvolver habilidades na prática pedagógica relacionada à promoção da saúde da mulher. Os resultados esperados deverão impactar em uma nova concepção no processo de gestar, onde a família exerce o papel de mãe devido sua influência neste processo. A redução da mortalidade infantil deverá se apresentar na melhoria dos coeficientes da unidade de Guaxuma. É de grande valia ressaltar a importância do impacto para o serviço, sendo este o maior aliado para o funcionamento e viabilização do projeto.

Conclusão ou Hipóteses: O projeto de intervenção Gesta família possibilitou aos alunos, tutores, preceptores, profissionais de saúde da unidade e famílias envolvidas no projeto a vivenciar ações que conduzirá o saber e a inter-relação no processo de gestar. Sensibilizando a todos a importância de seu papel de cuidador na formação de pessoas saudáveis.




Palavras-chave


Assistência à Saúde; Desenvolvimento da Comunidade; Mortalidade Infantil

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.