Intervenção para cuidados de saúde numa creche da área da unidade básica

Renata Alves de Souza, Adriano Perez Zapata Moreno, Alan Loureiro Xavier Kisukuri, Bruna Silva Araújo

Resumo


Introdução: A disciplina de Atenção Primária à Saúde I da FMUSP leva os alunos do 1º ano às UBSs. No 2º semestre, os alunos devem planejar e aplicar uma intervenção que responda a uma demanda da UBS que o recebeu. Pela UBS Jardim Boa Vista, a intervenção aconteceu na Creche Cidade Genebra, área de abrangência. Os alunos entenderam e esclareceram dúvidas de professores sobre primeiros cuidados de saúde.

Objetivos: Ensinar a professores e funcionários da instituição os 1ºs cuidados adequados com doenças e acidentes mais comuns para a idade atendida na creche e prepará-los para enfrentar melhor tais situações, visando diminuir desnecessários chamados aos pais e encaminhamentos para a UBS ou pronto-socorro.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A UBS elencou demandas a serem trabalhadas pelos alunos. Um grupo de interesse se formou para trabalhar com as questões da creche Cidade de Genebra. Os alunos colheram informações por escrito e verbalmente acerca de dúvidas mais frequentes entre os professores e sugestões de temas a serem abordados na intervenção. Também solicitaram informações acerca de equipamento disponível e disponibilidade de funcionários e horários para a apresentação. O grupo formulou como resposta às demandas 2 palestras em 2 encontros. Cada uma delas sendo precedida e concluída por um teste a respeito das informações apresentadas a ser respondido pelos ouvintes, para avaliação posterior da intervenção.

Resultados: Aconteceram 2 palestras de 1 hora para professoras e ACSs, dentro da Creche Cidade de Genebra, com projetor de slides. Foram abordados diferentes temas e estiveram presentes metades diferentes do corpo docente da creche, para posterior multiplicação entre eles. Os temas abordados foram machucados, engasgos, vômito, diarreia, piolho e catapora, febre, gripe, convulsão, caxumba, sarampo e rubéola. O mesmo teste de conhecimento foi respondido pelos ouvintes antes e depois de cada palestra e mostrou um aumento de 12,7% de respostas corretas no 1º dia e um aumento de 28,9% no 2º dia. Além de uma redução de 60% de encaminhamentos desnecessários no 1º dia e uma redução de 33% no 2º dia.

Conclusão ou Hipóteses: O substancial aumento nas respostas certas dadas pelos ouvintes após as palestras e a redução nos potenciais encaminhamentos desnecessários para os pais ou atenção médica mostra que a intervenção foi efetiva em relação aos objetivos traçados. Esse resultado sugere que o diálogo e aproximação com a rede local aumenta a efetividade da UBS e serve para encorajar outras iniciativas semelhantes.

 


Palavras-chave


Intervenção Educativa; Saúde Escolar; Intersetorial

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.