Intervenção com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Mariana Silva Matos, Josenaide Engracia dos Santos, Paloma Oliveira de Assis

Resumo


Introdução: Para que as estratégias de saúde sejam efetivas, se faz necessário o conhecimento do território, para compreender as demandas de saúde da população. O melhor lugar para se produzir a mudança cultural é no nível local. Isso se baseia na crença de que pessoas e grupos, são de fato, os agentes reais da mudança, especialmente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Objetivos: Socializar experiência de desenvolvimento de atividades lúdicas com grupo de criança e adolescentes da comunidade de Pinheiros-Distrito Federal para estimulo do potencial criativo, artístico e psíquico.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Territorialização com liderança comunitária, identificação de situação de risco com crianças e adolescentes na comunidade. Realização de oficinas de expressão, lúdicas e criação. Oficinas com 8 crianças e adolescentes moradores da região, com idade entre 6 e 15 anos. Foram realizados sete encontros. Atividades desenvolvidas: mímica, forca, xadrez, atividades para desenvolver o raciocínio lógico, a memória, e ao final a produção de um jogo de tabuleiro. As atividades eram realizadas semanalmente, durante 1 hora e 30 minutos. Local do grupo, garagem da casa de liderança comunitária moradora da região.

Resultados: Integração entre as crianças e os adolescentes e proporcionar aquele espaço pudesse ser um momento de troca, de convivência e lazer, no decorrer dos encontros, as crianças se mostraram mais participativas e extrovertidas. Nesse caso o grupo se revelou como um lugar privilegiado, ao associar, muitas vezes, à escuta individual, as oficinas de expressão e criação, enquanto estratégias articuladas que visam, de uma forma mais consistente, estimular um fazer mais criativo.

Conclusão ou Hipóteses: Com a intervenção realizada foi possível observar que criar espaços de lazer e socialização para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, é importante, pois estes favorecem o desenvolvimento da criança e do adolescente, além de aumentar a fatores de proteção.


Palavras-chave


Crianças e Adolescentes; Vulnerabilidade Social; Atenção Básica

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.