Interações da furosemida com nutrientes

Brenda Franklin, Daniely Farias Trindade, David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Rômulo Augusto Feio Farias

Resumo


Introdução: A furosemida é um fármaco que apresenta rápida ação diurética. Inibe a reabsorção de eletrólitos (Na e Cl), predominantemente no ramo ascendente da alça de Henle e, como consequência, reduz a reabsorção de água, resultando em aumento da diurese Também possui ação vasodilatadora, que pode estar relacionada com a diminuição da retenção de sódio e aumento na síntese de prostaglandinas.

Objetivos: Este resumo tem como objetivo verificar as interações do fármaco furosemida com nutrientes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica. Foram consultados periódicos científicos do Pubmed, Scielo e Google Acadêmico utilizando as palavras chave: Interação fármaco-nutriente, furosemida, furosemida e nutrientes.

Resultados: Entende-se que a interação entre nutrientes e medicamentos acontece quando um nutriente altera a eficácia de um medicamento, ou quando o medicamento interfere no estado nutricional da paciente. Diante disto, verificou-se que a utilização prolongada deste diurético, furosemida, provoca o aumento da excreção de minerais como potássio, magnésio, sódio, zinco e cálcio e o aumento da excreção desses íons poderá levar ao aparecimento de algumas patologias. O uso prolongado da furosemida também pode ocasionar deficiência de tiamina. Quanto à absorção e biodisponibilidade da furosemida, ambas diminuem com a presença de alimento no trato gastrointestinal.

Conclusão ou Hipóteses: Os pacientes que utilizam a furosemida necessitam de acompanhamento adequado para evitar a ocorrência de deficiências nutricionais oriundas do uso crônico deste medicamento. É importante enfatizar aos usuários do fármaco que ele precisa dessas orientações para que não haja comprometimento do tratamento em decorrência de alterações de sua biodisponibilidade.





Palavras-chave


Interação Fármaco-Nutriente; Furosemida; Furosemida e Nutrientes

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.