Importância da enfermagem na assistência pré-natal na Estratégia Saúde da Família

Bruna Lola da Silva, Andressa Costa de Sousa, Jaqueline Lisboa de Albuquerque, Aline Macedo de Queiroz, Maria Rute Araujo Araujo

Resumo


Introdução: O acompanhamento da enfermagem na assistência integral a gestante é fundamental para a diminuição de intercorrências obstétricas evitáveis. A enfermagem identifica os agravos e posteriormente avalia cuidados de cada gestante realizando as intervenções adequadas, atendendo as expectativas da paciente e conquistando a confiança preconizada para uma assistência de qualidade e humanitária.

Objetivos: Objetivou-se conhecer a importância da assistência pré-natal de qualidade prestada pela enfermagem à gestante, na Estratégia Saúde da Família. Pretende-se relatar a contribuição para o decorrer de uma gestação saudável, a fim de servir como fonte para futuras pesquisas científicas e acadêmicas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão bibliográfica a qual foi realizada através de fontes publicadas sobre o tema em questão. As fontes pesquisadas para este estudo foram feitas através do site: Scientific Electronic Library Online (SCIELO); de onde foi extraída a maior parte dos documentos, também foram pesquisadas artigos científicos nas revistas “Enfermagem em Foco” e “Enfermagem Prática” e “Saúde Coletiva”. A pesquisa deste estudo foi realizada com dados e informações de fontes seguras que abordavam o tema. Todas as informações obtidas através das pesquisas bibliográficas foram organizadas seqüencialmente e interpretadas de forma compreensível fazendo a ligação entre o conteúdo e o tema abordado.

Resultados: Garantindo um trabalho eficaz, verificou-se a importância da qualificação da enfermagem, que é essencial na investigação e transmissão de informações necessárias para a gestante de baixo risco, deixando-a orientada quanto ao período de pré-parto, parto e pós-parto, fazendo com que sinta-se satisfeita e segura com a assistência prestada, preparando-a para tantas mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais. De acordo com o Ministério da Saúde, aumentou a adesão das gestantes ao pré-natal devido à qualidade da assistência prestada, conscientes da importância deste atendimento para a redução dos elevados índices de mortalidade materno e perinatal.

Conclusão ou Hipóteses: A enfermagem como profissão integrante da ESF é essencial na condução das consultas, une o saber científico ao psicológico dado à gestante, previne agravos e promove a saúde do bebê e mãe. O pré-natal humanizado oferece um atendimento qualificado e incentiva a participação nas consultas e ações educativas, que são importantes para uma continuação da assistência, reduzindo o índice de mortalidade.





Palavras-chave


Estratégia Saúde da Família; Pré-Natal; Qualidade de Assistência

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.