A assistência de enfermagem humanizada ao pacientes portadores de câncer de próstata

Maílle Nandale da Silva Freitas, Eveline Menezes Caçote Barbosa

Resumo


Introdução: O câncer de próstata é considerado uma das doenças mais comum nos homens, e o mais frequente na região Norte. A doença é no órgão que afeta a sensibilidade sexual masculina, por isso os sentimentos negativos e as barreiras na execução do diagnóstico precoce estão presentes em todos os pacientes. O atendimento de saúde humanizado ao homem ajuda na aceitação dos exames, diagnóstico e tratamento.

Objetivos: Discutir a importância da assistência do profissional de enfermagem para o paciente com câncer de próstata. Ressaltar as barreiras para a realização dos exames para o diagnóstico do câncer de próstata. Destacar a humanização com estratégia no atendimento ao portador de câncer de próstata.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa é uma revisão bibliográfica realizada no período de fevereiro a novembro de 2012, nas bases de dados SCIELO e LILACS, provenientes da BVS. Os descritores utilizados foram: assistência de enfermagem, câncer de próstata e humanização. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados no idioma português no período de 2002 a 2012 e texto completo disponível on line. Os critérios de exclusão ocorreram após a leitura dos títulos, resumos e artigos na íntegra, foram excluídos os textos que não se referiam ao tema em estudo, e que não se adequaram ao objetivo da pesquisa.

Resultados: As barreiras que dificultam o diagnóstico precoce são o constrangimento, a desinformação, o medo e o preconceito na realização dos exames de toque prostático e PSA sanguíneo. Neste contexto a equipe multidisciplinar que irá atender esse paciente, deverá utilizar estratégias na sensibilização dos homens para o diagnóstico precoce ou para que sua recuperação tenha êxito. A humanização deve ser utilizada durante as consultas de enfermagem, e durante a internação para o tratamento do câncer. Na elaboração do plano de cuidados pelo enfermeiro, deve focar no paciente como um todo, entendendo o seu sofrimento individualizado.

Conclusão ou Hipóteses: Os homens atendidos com humanização, pela equipe multidisciplinar, têm o período de reabilitação mais ameno, uma diminuição do tempo de internação proporcionando uma sobrevida maior. A enfermagem humanizada deve prestar orientações e assistência com cuidados específicos e individualizados, que contribuem para a promoção, recuperação ou reabilitação do paciente com câncer de próstata.


Palavras-chave


Assistência de Enfermagem; Câncer de Próstata; Humanização

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.