Impacto de intervenções educacionais na sobrecarga emocional de cuidadores de idosos

Rejane Helena Nascimento Oliveira, Elaine Aparecida de Melo, Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz

Resumo


Introdução: As famílias e cuidadores encontram dificuldades na coompreensão da história evolutiva da Doença de Alzheimer. É grande o benefício das intervenções educacionais oferecidas aos cuidadores familiares,pois contribuem para redução da sobrecarga física e emocional do cuidador ao passo que promovem maior conhecimento da evolução da doença.

Objetivos: Avaliar o impacto de intervenções educacionais para redução da sobrecarga emocional de cuidadores de idosos com Alzheimer na Estratégia Saúde da Família de Divinópolis, Minas Gerais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Serão avaliados 50 cuidadores familiares de idosos portadores de Alzheimer que participarão de intervenções educacionais nas unidades de estratégia Saúde da Família de Divinópolis. As intervenções serão ministradas em forma de aulas, que irão abordar sobre a doença de Alzheimer. Os cuidadores responderão a questionários de autoavaliação sobre o impacto da redução da sobrecarga após participarem das intervenções educacionais. Será aplicada antes e após as intervenções a escala de Zariti para comparação.

Resultados: Reduzir a sobrecarga emocional a que estão submetidos os cuidadores familiares de idosos portadores de Alzheimer.

Conclusão ou Hipóteses: Reduzir a sobrecarga emocional a que estão submetidos os cuidadores familiares de idosos portadores de Alzheimer.





Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.