Hipertensos e diabéticos & atenção domiciliar no SUS de Bom Sucesso - PR

Marcos Aurelio Raniero, Maria Aparecida dos Santos

Resumo


Introdução: Bom Sucesso possui 6 651 habitantes (IBGE 2010) e localiza-se ao norte do Estado do Paraná, possui 03 equipes de PSF e 17 ACS e que, em aproximadamente 08 anos vem desenvolvendo um trabalho de atenção domiciliar voltada a assistência farmacêutica para a conscientização do uso correto de medicamentos para hipertensos e diabéticos.

Objetivos: O Objetivo foi melhorar a assistência do usuário do SUS, reduzir índices de morbidade e mortalidade decorrentes da hipertensão e diabetes e melhorar qualidade de vida deste grupo, através do apoio de equipe multiprofissional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Na implantação deste projeto, percebeu-se resistência da população alvo, pois os pacientes possuíam o habito de usar determinados medicamentos sem indicação médica. Após o planejamento, as ACS passam em visita domiciliar na residência dos pacientes (hipertensos e diabéticos) que fazem uso continuo de medicação, recolhem as embalagens vazias e o farmacêutico faz a reposição deste medicamento continuo, orienta sobre o uso correto, os possíveis efeitos indesejados, e aconselha o usuário a realizar atividades físicas com acompanhamento da fisioterapeuta em grupos pré-estabelecidos. Quando há recusa de não fazer uso do medicamento prescrito, a enfermeira e/ou medico do PSF é solicitado.

Resultados: Ao longo destes 08 anos de trabalho, é nítida a mudança na qualidade de vida desta população, nos índices de morbidade e mortalidade, comparados a períodos em que não havia este projeto, na redução no numero de internamentos decorrentes da hipertensão, diabetes e doenças cerebrovasculares, na redução significativa da automedicação, dentre vários outros quesitos alcançados. De uma maneira geral, conseguiu-se alcançar as metas propostas.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se deste projeto, que por meio do exercício da prática de cuidado e gestão, sob a forma de trabalho em equipe, com planejamento e profissionais capacitados, pode-se melhorar a assistência básica a saúde, dirigidas a populações de territórios definidos, promovendo proteção à saúde e prevenindo doenças.

 



Palavras-chave


Hipertensos; Diabéticos; Medicamentos

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.