Hipertensão, diabetes mellitus e hipotireoidismo num grupo de obesos na Atenção Primária

Fernanda Vassoler Sanches, Luiza Hama Alves, Joana Angélica Barradas

Resumo


Introdução: A obesidade é uma doença e um fator de risco para Hipertensão e Diabetes em elevação no país. As propostas de intervenção na reversão do quadro populacional e cuidado individual devem basear-se em concepções presentes sobre alimentação, corpo, atividade física e saúde. Com base nesta proposta, realizamos um Grupo para orientação de mudança de estilo de vida voltado para pacientes obesos.

Objetivos: Analisar a prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) e Hipotireoidismo (HP) em pacientes obesos de um grupo de obesidade quanto a idade, gênero e Índice de Massa Corpórea (IMC) na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guarulhos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo retrospectivo. Período do estudo: abril a outubro de 2012; as reuniões com programação quinzenal e avaliações antropométricas mensais. Foram abordados mudanças de estilo de vida sob supervisão médica e responsabilidade do programa de residência de Medicina de Família e Comunidade. Houve participação no projeto do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e equipe de saúde. Os dados foram tabulados e analisados em planilha excel. Critério de inclusão: Ser maior de 18 anos, pertencer a UBS Jardim Cumbica I e II do município de Guarulhos-SP e ter iniciativa voluntaria de participação das reuniões do grupo. Define-se critério de adesão: ter participado de pelo menos 3 reuniões do grupo.

Resultados: Analisamos 87 pacientes; 81 mulheres e 6 homens; idade média de 54 a 60 anos respectivamente; 55,17% tinham alguma patologia; 28,74% HAS, 4,60% DM; 19,54% DM/HAS; 2,30% HP e 1,15% Hipertireoidismo. Em relação ao IMC: em análise global: 4,60% normais, 26,44% sobrepeso (SP), 33,33% grau I, 21,84% grau II e 13,80% grau III. Patológicos: 25 HAS: 4% normal, 36% SP, 24% grau I, 28% grau II e 8% grau III; 4 DM: 50% normal, 25% SP, 25% grau I.17 DM/HAS: 17,65% SP, 29,41% grau I, 23,53% grau II e 29,41% grau III. HP: 2,30% grau II. Adesão positiva: Sem patologias 13(33,33%) e com processo patológico 22(45,83%).

Conclusão ou Hipóteses: Verificamos predomínio de HAS, DM e HAS/DM no grupo estudado. A obesidade está fortemente relacionada como fator de risco para agravos cardiovasculares. A Rede de Atenção à Saúde tem missão de promoção da saúde, prevenção, controle e tratamento da obesidade. Impõe-se identificação destes indivíduos e classifica-los conforme sua complexidade assistencial para tomada de decisão e cuidado integral.

 




Palavras-chave


Grupo; Obesidade; Atenção Primária

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.