Grupo de teatro musical - tecnologia educacional aproximando criança do tratamento odontológico

Angela Benedita da Costa e Silva, Elizabeth Teixeira, Liliane Nascimento

Resumo


Introdução: A educação em saúde bucal no contexto escolar em Irituia, não se apresentava como ação de relevância entre os educadores da rede municipal de ensino fundamental. A carência de informações e tecnologias educacionais eram referidos como fatores para a falta de ações de educação em saúde bucal no contexto escolar.

Objetivos: Objetivo deste relato, é compartilhar a experiência vivenciada por profissional de saúde bucal e agentes de saúde como multiplicadores da promoção da saúde bucal no contexto escolar, usando o Grupo de Teatro Musical como forma de aproximar pequenos usuários ao atendimento odontológico preventivo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A equipe de saúde bucal era pequena para abranger todas as escolas, e por isso buscou-se colaboração de agentes de saúde, que aceitaram o desafio. Foi criado um Grupo de Teatro Musical para ensinar saúde bucal aos escolares do município de Irituia-PA. Observou-se, a inexperiência dos educadores sobre saúde bucal bem como temor nos alunos diante do dentista. A partir deste cenário, a forma lúdica de trocar conhecimentos sobre saúde bucal aproximou as crianças do profissional dentista e diminuiu o constrangimento diante do tratamento odontológico ofertado na escola.

Resultados: O Grupo de Teatro Musical se apresentava antes da ação do dentista, interagindo com toda a comunidade escolar, através de musicais que apresentavam os materiais necessários para a boa higiene bucal; também retratava a necessidade de uma alimentação saudável e aquisição de bons hábitos de higiene bucal. A cada apresentação do grupo era notório o interesse das crianças sobre o tema, o que sugere a adoção de hábitos saudáveis, abandono da ingestão de doces no horário escolar, e satisfação de pais e educadores em participar das ações preventivas na escola.

Conclusão ou Hipóteses: A educação em saúde bucal vem sendo descrita e praticada, como ação de prevenção de doenças da boca, de baixo custo operacional e alto impacto nos indicadores de saúde bucal. O Grupo de Teatro Musical como tecnologia educacional, rende excelentes resultados por aproximar o público alvo do dentista e ao mesmo tempo favorecer a troca de informações necessárias para aquisições de hábitos saudáveis.




Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Saúde Bucal; Escolar

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.