A abordagem domiciliar de uma família com problema de saúde mental

Beatriz Moura e Sucupira, Laila Maria Teixeira Amorim, Gabriela Alencar de Sousa, Ranna Jorge de Araújo, Laís Neves Solon Carvalho

Resumo


Introdução: Família é uma unidade de parentesco ou emocional; apresenta problemas e contextos presentes no estudo de caso de família. Pelo cruzamento de dados, podemos conhecer a estrutura, funções e a interação interna e com o ambiente, fundamental para uma intervenção adequada no processo saúde-doença. Neste estudo, utilizamos Genograma, PRATICE, APGAR e ECOMAPA. A família índice será a Bezerra de Sousa.

Objetivos: analisar uma familia com problema de saúde mental na comunidade do dendé, fortaleza-ce, através de instrumentos de abordagem familiar, aplicados por alunos do primeiro semestre do curso de medicina, e a sua influencia no processo saúde-doença.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No período de 22.10.2012 à 9.11.2012,foram realizadas 4 visitas,com duração de 2 horas,à casa de uma família na periferia de Fortaleza.As entrevistas foram realizadas através do relato da história de uma família composta por 4 pessoas e,concomitantemente,por 3 gerações,descrita pela paciente índice Maria das Dores, permitindo o conhecimento das dificuldades,vulnerabilidades e das relações interpessoais.Por meio da aplicação de ferramentas,como o Genograma,obtivemos a qualidade das relações entre os familiares.O método Practice facilitou a avaliação no âmbito médico e comportamental,o Apgar,indicou o grau de satisfação do membro familiar e o uso do Ecomapa analisou a relação com o ambiente.

Resultados: Verificamos que a síndrome do pânico apresentada pela filha de Dolores pode ter relação com o grau de interação familiar e alguns desastres ocorridos na vida dela.Além disso,notamos que ela é moderadamente funcional,não apresentando uma relação de funções integrada.Com o ecomapa, percebemos uma estreita relação com a vizinhança e com os patrões do marido da paciente para a resolução de problemas.

Conclusão ou Hipóteses: O Estudode Caso de Família proporciona a intervenção mais efetiva, a penetração na intimidade familiar por meio de diversos instrumentos, gerando o acompanhamento integral e longitudinal do indivíduo visado no novo modelo centrado na pessoa e sua realidade. Neste estudo, consideramos que o processo saúde-doença é influenciado pela interação multifatorial do paciente com a família e seus hábitos.


Palavras-chave


Estudo de Caso; Saúde-doença; Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.