Frequencia da realização do papanicolau na unidade de saúde da família Ipiranga

Luanna Polari Leitão, Brunna Polari Leitão, Rhayssa Santiago Bezerra, Iara Medeiros de Araújo

Resumo


Introdução: O exame citopatológico de Papanicolau é uma tecnologia simples (a partir de células descamadas do epitélio), eficaz e de baixo custo para a prevenção do câncer de colo do útero. A OMS estabelece como necessária uma cobertura de 85% da população feminina, para obtenção de impacto epidemiológico, índice que também foi pactuado pelo Ministério da Saúde numa das prioridades do Pacto pela Vida.

Objetivos: Analisar o comportamento das usuárias da USF do Ipiranga, no município de João Pessoa-PB, em relação a realização do exame citopatológico de Papanicolau e oferecer a referida unidade,estratégias para o alcance das metas propostas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa quantitativa realizada através de 76 visitas domiciliares com o auxílio de um formulário previamente confeccionado.As visitas foram aleatórias, indicadas pelos ACS’s da área da USF do Ipiranga. A abordagem da temática se deu através da pergunta a respeito da realização e frequência do referido exame preventivo.

Resultados: Um total de 37 mulheres ou 48,68% das entrevistadas afirmou realizar regularmente o exame de Papanicolau.20 mulheres ou 26,31% afirmaram não realizar regularmente o exame.19 mulheres ou 25,01% não informaram ou não souberam responder a respeito da temática.

Conclusão ou Hipóteses: Há risco mais elevado de ocorrência de câncer de colo de utero entre mulheres que nunca fizeram o Papanicolau.Estando a área pesquisada aquém da meta proposta pelo Ministério da Saúde, identifica-se ali uma área de potencial risco para o desenvolvimento de novos casos,onde deve ser feito um trabalho de conscientização e educação em saúde para melhorarmos esses índices.





Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.