"Olho caído": uma abordagem do médico de família

Fernando Jose Chapermann, Priscilla Duarte Pimentel

Resumo


Introdução: relata o caso de uma paciente de 16 anos (à época) que procurou atendimento médico da ubs mais próxima da sua casa para um encaminhamento para cirurgia plástica, pois apresentava quadro de ptose palpebral unilateral (direito), com piora progressiva ao longo do dia.
Objetivos: relatar um caso de miastenia gravis de forma ocular associado a hipotireoidismo, que foi investigado, diagnosticado e tratado na ubs.

Metodologia ou descrição da experiência: realizado relato de caso, através da busca no prontuário, associado a busca nos principais sítios de referência médica sobre a associação dos temas "hypothyroidism" and "ocular myasthenia gravis"

Resultados: durante a investigação do caso, foi realizado o diagnóstico clínico de miastenia gravis ocular, associado a hipotireoidismo. Foi realizada uma tomografia computadorizada de tórax que evidenciou timoma e realizada eletroneuromiografia confirmando o diagnóstico de miastenia gravis. Foi iniciado o tratamento para hipotireoidismo com levotiroxina 50mcg diários. Após 2 semanas do início do tratamento, evidenciamos melhora dos sinais e sintomas relativos à miastenia, relatados pela própria paciente e por seus familiares. Segue assintomática.

Conclusão ou hipóteses: não é rara a associação de duas doenças auto imunes, sendo recomendado no momento da suspeição de uma a investigação para outras doenças. Poucos casos são descritos de associação de miastenia gravis e hipotireoidismo, não encontrado nenhum caso em que houve remissão completa ao se tratar o hipotireoidismo. Levantamos a relevância do médico de família no cuidado e na investigação clínica.


Palavras-chave


Miastenia Gravis; Hipotireoidismo; Medicina de Família e Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.