Territorialização e cadastramento familiar na microárea 02 em uma USF de Belém - PA

Juliana Moraes Dias, Aluízio Augusto Pereira Semblano, Camilla Corrêa Neri

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família tem como objetivo implantar o modelo preventivo em detrimento do modelo assistencialista, de acordo com os princípios básicos do SUS promovendo, dessa maneira, uma nova dinâmica de atenção nas Unidades Básicas de Saúde, integrando-as com a comunidade. Essa integração é feita a partir do cadastramento das famílias com auxílio da Ficha A.

Objetivos: Identificar o número de cadastrados na microárea 02 da USF Tenoné, correlacionando os dados presentes na Ficha A com a realidade local. Apontar os dados de escolaridade e alfabetização, idade, doença ou condição referida, destino do lixo, destino das fezes e urina e tratamento de água no domicílio.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma revisão sistemática de artigos dos bancos de dados virtuais LILACS, SCIELO, DATASUS e periódicos, publicados entre 2005 e 2011. Foi, também, executada consulta de dados nas fichas do SIAB – Ficha A e Relatório PMA-2 (produção e marcadores para avaliação) – disponíveis na USF do Tenoné, as quais apresentavam dados de relevância para a pesquisa. Ademais, foram realizadas visitas domiciliares, a fim de conhecer realidade da microárea 02 da USF Tenoné, fotografar o campo de pesquisa e correlacioná-la com os dados colhidos.

Resultados: Os cadastrados na microárea 2 totalizam 772 pessoas, em 163 Fichas A até 2011, sendo 45,5% homens e 54,6% mulheres, dentre as quais 34,9% apresentavam menos de 14 anos e 65,1% possuíam 15 anos ou mais. Entre as características da população, foi identificado que todos acima de 15 anos eram alfabetizados. Em relação às doenças ou condições referidas foram apontados alcoolismo (1), deficiência (5), diabetes (13), epilepsia (3), gestação (3) e hipertensão (52). O destino do lixo em todas as casas é a coleta. A fossa é o destino das fezes e urina de todas as casas. Em relação ao tratamento de água, a maioria das famílias utiliza água filtrada e somente 18 declaravam utilizar cloração e 21 fervura.

Conclusão ou Hipóteses: Análise de dados é de suma importância para o conhecimento da realidade de determinada área, para, então, planejar ações de prevenção, por isso a relevância de identificar os dados das fichas do SIAB. Observam-se nos dados colhidos a fossa como destino de fezes/urina, e durante as visitas domiciliares notou-se que eram a céu aberto, o que está relacionado com o processo saúde/doença da população.

 




Palavras-chave


Cadastramento; Ficha A; Bairro Tenoné

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.