Estudo bibliográfico do óleo wong to yick utilizado em acupressão no SUS

Emília Araújo Edson, Luciana Rodrigues Cordeiro, Clarice Mendes de Freitas, Lia Gomes Lopes, Angela Maria Alves e Souza

Resumo


Introdução: Após anos de pesquisas e de experimentos clínicos, um conhecido herbalista de Hong Kong, inventou o óleo “Wong to yick”. É muito comum a utilização de óleos extraídos de plantas em técnicas de massagem. Sua aplicação tem comprovado valor terapêutico no tratamento de dores e por isso, é realizada em muitos pacientes do Centro de Saúde da Família Pedro Celestino Romero em Fortaleza, Ceará.

Objetivos: Conhecer os componentes e a utilização do óleo “Wong To Yick” utilizado na medicina complementar para tratar a dor durante a aplicação da acupressão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Essa revisão bibliográfica foi realizada em duas etapas: uma de pesquisa de referências bibliográficas, em fontes científicas - livros, artigos e revistas - para o melhor conhecimento sobre o óleo Wong to Yick. Na segunda etapa foram pesquisados assuntos relacionados a massagem, acupressão e utilização de óléos semelhantes para esta finalidade.
Resultados: A utilização do óleo “Wong to yick” trouxe nova alternativa para o tratamento com acupressão, pois ajuda no alívio de dores ligeiras, dores de músculos, articulações e entorses, assim pode ser utilizado de forma a complementar a prática de automassagem.

Conclusão ou Hipóteses: Existem poucos estudos sobre o óleo Wong to Yick, portanto torna-se importante aprofundar o estudo sobre este importante fitoterápico.





Palavras-chave


Óleo; Práticas Integrativas e Complementares; Acupressão

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.