Estratégias de atuação do médico veterinário no NASF

Aldcejam Martins da Fonseca Junior, Aldilane Gonçalves da Fonseca., Inêz Liberato Evangelista, Francisco Alipio de Sousa Segundo, Paulo Wbiratan Lopes da Costa

Resumo


Introdução: A partir de 2011 o médico veterinário recebe o aval legal para compor as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). A publicação da Portaria 2488 de 21 de outubro de 2011 aprova a Política Nacional de Atenção Básica para o SUS, e inclui a Medicina Veterinária no NASF, fazendo justiça a uma classe profissional que trabalha em prol da Saúde Pública Brasileira há muitos anos.

Objetivos: Este trabalho tem o objetivo de elencar e sugerir estratégias de atuação do profissional médico veterinário na Atenção Básica à saúde da família, a partir do seu trabalho nos NASFs, bem como explanar sobre os desafios frente à resolubilidade da saúde pública veterinária no Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir da inclusão do médico veterinário nas equipes dos NASFs, depreende-se a necessidade de serem trabalhadas estratégias de ação que integrem a atuação deste profissional às atividades já desenvolvidas por outros profissionais já constantes nas equipes. A efetiva participação do médico veterinário nas equipes dos NASFs encontra-se fundamentada a partir do conceito da Saúde Pública Veterinária que, segundo a OMS (1957) é a vertente da Saúde Pública inerente aos profissionais da medicina veterinária, na qual os conhecimentos específicos desta ciência são aplicados em benefício da saúde das populações humanas.

Resultados: Dentro da perspectiva da composição de equipes multiprofissionais o médico veterinário deve atuar em sua competência específica na avaliação de fatores de risco à saúde, relativos à interação entre os humanos, animais e o meio ambiente. Participação em conjunto com todos os componentes da equipe no planejamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas pelo programa. O estabelecimento da saúde das populações reveste o médico veterinário da responsabilidade de agir nas questões epidemiológicas, de vigilância sanitária e ambiental, como nos demais desafios que envolvam a defesa do ambiente para o bem-estar das populações humanas e animais.

Conclusão ou Hipóteses: Espera-se que o médico veterinário seja capaz de atuar de forma integrada e planejada nas atividades de Atenção Básica. Ainda é válido ressaltar que cada estratégia tomada como parte de suas ações destaca-se como medida fundamental para a prevenção de doenças relacionadas ao homem, animais e ambiente, como também a manutenção da saúde e qualidade de vida da sociedade, pilares da promoção da saúde.

 



Palavras-chave


Medicina Veterinária; Atenção Básica; Equipe Multiprofissional

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.