Estado nutricional de crianças beneficiárias do programa bolsa família em Parauapebas - PA

Josiana Kely Rodrigues Moreira, Daniele Nazaré Magno Duarte, Janylle Helma Fonseca de Jesus, Janaína Silva Lima, Joseana Moreira Assis Ribeiro

Resumo


Introdução: Conhecer o estado nutricional de crianças de maneira prematura pode ser um fator importante na descoberta de riscos de morbidade, crescimento e desenvolvimento infantil desacelerado, compreendendo então a influência da vigilância nutricional através de programas que visem a promoção, reabilitação e prevenção da saúde da criança.

Objetivos: Analisar o estado nutricional das crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família do Município de Parauapebas - PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se um estudo descritivo, transversal, retrospectivo de base populacional, tendo como público alvo crianças de 0 a 4 anos, componentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal, residentes no município de Parauapebas - PA. Para a avaliação do estado nutricional das crianças, foram utilizados os índices peso/idade (P/I), estatura/idade (E/I) e peso/estatura (P/E), de acordo com as curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006).

Resultados: Foi analisado o estado nutricional de 69 crianças, menores de quatro anos beneficiárias do PBF. Com relação ao índice antropométrico de P/I e o sexo feminino 91,6% apresentavam peso adequado e o sexo masculino 84,8% apresentaram peso adequado. Com base no índice antropométrico de E/I do sexo feminino 91,7% apresentaram estatura adequada e o sexo masculino 81,8%. Ao avaliar os dados referentes à P/E no sexo feminino, notou-se uma prevalência de 91,6% de crianças eutróficas e no masculino encontrou-se 72,7% de eutrofia.

Conclusão ou Hipóteses: Através deste estudo, foi evidenciado que a maior parte das crianças acompanhadas pelo PBF apresentaram diagnóstico nutricional de eutrofia, tanto para P/I, E/I e P/E, mais ainda assim foram encontradas significativos percentuais de risco nutricionais.




Palavras-chave


Nutrição; Criança; Bolsa Família

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.