ESF_r e serviço social nas ruas

Marivaldo da Silva Santos, Marta Regina Marques

Resumo


Introdução: Segundo últimos dados do CENSO feito pela FESPSP Escola de Sociologia e Política de São Paulo existem no Município 14.478 pessoas em situação de rua, desses números podemos concluir que as demandas assim como o publico é de diversas demandas, e nessas demandas estão incluso as pessoas que precisam de orientação na busca de promover sua inserção no mercado de trabalho de maneira digna e continua.

Objetivos: Promover a inclusão social de pessoas em situação de rua e casas de acolhida através da orientação social. Encaminhar as pessoas cadastradas na Estratégia Saúde da Família de Rua para organização das suas vidas, em ações como retiradas de documentos, voltas a escolas, mercado de trabalho e família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizar as visitas de rua ao lado dos agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem para em conjunto desmembrar as ações e demandas das pessoas encontradas nas ruas. Participar das reuniões de equipe para junto buscarmos e estratégia de atendimento e encaminhamentos dos cadastrados. Realizar orientação social para as pessoas que estão vivendo ou morando nas ruas. Realizar aproximação entre os moradores e seus familiares. Orientar sobre os direitos e programas oferecidos pelo governo voltado para essa população. Realizar encaminhamentos para as pessoas que estão especificamente vivendo nas ruas para casas de acolhidas e convivências no Município.

Resultados: Pessoas que estiveram em situação de rua hoje fazem parte do programa Estratégia Saúde da Família de Rua. Pessoas de rua sendo encaminhadas para casas de acolhidas e casas de convivência da cidade. Solicitação visando à busca de segundas vias de registros civil em outros estados da federação. Solicitação de comprovantes de escolaridades em escolas do município e em outros estados do Brasil. Elaboração de relatórios sociais para que as pessoas possam ter garantidos os benefícios oferecidos pelo governo nas esferas, Federal, Estadual e Municipal. Elaboração de relatório compartilhado visando o encaminhamento para centros especializados em tratamento em álcool drogas. Contato entre as famílias.

Conclusão ou Hipóteses: A atuação do Assistente Social na Estratégia Saúde Família facilita o trabalho do outros profissionais da equipe. Por ser uma população heterogênea com demanda multifacetária, o profissional do serviço social desenvolve ações no sentido de orientar e encaminhar essas pessoas não só para suas famílias com também à volta para o mercado de trabalho inclusive inclusão ao trabalho na Estratégia de rua.



Palavras-chave


Trabalho; Garantias; Inclusão

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.