Esclarecendo sobre diarreia e desidratação: promoção da qualidade de vida das crianças

Cyane Isabelle Evangelista Costa, Tainã Tavares Brito, Tânia de Fátima D‘Almeida Costa

Resumo


Introdução: A diarreia ainda é uma das principais causas de morbimortalidade em crianças menores de cinco anos em países em desenvolvimento. Esse agravo tem causado impactos como o comprometimento da saúde em consequência da desidratação e desnutrição crônica que levam ao óbito; e indiretamente, abala a economia em decorrência dos custos das internações e perda de horas de trabalho.

Objetivos: Esclarecer sobre as causas da diarreia aguda e os sinais de desidratação; Aferir o conhecimento materno sobre diarreia e desidratação e como as mães gerenciam o tratamento dos seus filhos quando acometidos por doença diarreica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo prospectivo, realizado na Creche-escola Lar Fabiano de Cristo, no polo Casa de José, Belém-Pará. As atividades de educação em saúde são destinadas para mães de crianças com alterações nutricionais, foi ministrada pela equipe de um projeto de extensão universitária. Aplicou-se questionário abordando tema: “Diarreia e Desidratação”. O questionário foi aplicado em dois momentos, antes (quando as participantes respondem apenas as questões referentes a “conhecimentos sobre diarreia e desidratação”) e após preleção dialogada, objetivando avaliar o que as participantes depreenderam da mesma. A análise de dados foi realizada com o programa Epi Info 3.5.1, com nível de significância em p<0,05.

Resultados: Das participantes: 66,7% têm o ensino médio, 33,3% o ensino fundamental. 100% recebem de 1 a 2 salários mínimos. Todas afirmaram buscar ajuda médica em caso de diarreia na criança. Em 66,7%, ocorreu desidratação. 33,3% filtram a água e o restante usa mineral. Todas referiram higiene de frutas/verduras com água e sabão. Quanto a lavagem das mãos: 33,3% antes das refeições, após usar banheiro e outras ocasiões, as demais antes das refeições e uso do banheiro. 66,7% usam soro oral (SO) e medicação, 33,3% apenas soro oral. 60% desconhecia a composição do SO, entretanto, após a palestra houve 100% de acerto, bem como considerou importante o uso do SO e ingestão de líquidos.

Conclusão ou Hipóteses: Atividades de educação em saúde são relevantes para a prevenção e promoção à saúde da comunidade e geram um importante debate estabelecendo a troca de saberes, esclarecimento de dúvidas e concretização da aprendizagem.






Palavras-chave


Eduação em Saúde; Diarreia e Desidratação; Qualidade de Vida

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.