Equipamentos sociais na web: tecnologia da informação a favor da clínica ampliada

Thais Fonseca Lima, Marcos Ferreira Calixto, Ana Paula Carolina Ferreira Alves, Gabriela Neves Teles Prieto, Allyne Angélica Barbosa

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família junto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família buscam intensificar o cuidado da população adscrita, através de um maior envolvimento das equipes com a comunidade, sendo o foco a família e o território, na qual a compreensão do território é essencial para o planejamento e gestão de serviços ofertados, visando à construção de uma clínica ampliada e coletiva.

Objetivos: Neste estudo almeja-se mapear os equipamentos sociais de uma região administrativa do Distrito Federal -Samambaia- e desenvolver um sistema WEB listando os equipamentos sociais encontrados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para alcançar tais objetivos realizou-se um estudo qualitativo descritivo, como produto final do estágio na Atenção Primária à Saúde (APS), realizado pelos estagiários/supervisora de Terapia Ocupacional, através das seguintes etapas: 1ª etapa- mapeamento dos equipamentos sociais através de dados primários (visitas aos locais) e secundários (administração regional), e desenvolvimento de um sistema WEB de código aberto (open-source) e dados abertos (open-data) com apoio da tecnologia da informação; 2ª etapa-divulgação do sistema WEB nos serviços de saúde/ educação/sociais e na comunidade; 3ª etapa- avaliação do uso do sistema WEB pelos profissionais/comunidade por meio de entrevistas.

Resultados: Os resultados a seguir correspondem a 1ª etapa. No mapeamento foram encontrados: 41 organizações sociais; 78 escolas públicas/privadas; 284 entidades religiosas; 2 instituição de curso técnico; 1 Vila olímpica; 72 quadras de esporte; 1 estádio de futebol; 2 parques ecológicos; pistas de caminhada; 3 instituições de ensino superior; 1 hospital geral; 1 CAPS; 4 Centros de Saúde; 4 Clínicas de Saúde da Família; 1 UPA; 1 CRAS; 1 Agência do trabalhador; 1 Fórum. Os equipamentos levantados foram cadastrados na ferramenta WEB, e a partir de seu uso pela comunidade e profissionais os dados puderam ser modificados e complementados com as impressões e experiências dos usuários.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos com a realização dessa etapa que muitos equipamentos sociais não estavam cadastrados na regional e não eram conhecidos pelas equipes e população. A proposta do sistema online se mostrou eficaz tanto para uso comunitário, quanto para o uso dos profissionais de saúde da Atenção Primária, favorecendo a prática da clínica ampliada e o fortalecimento da participação social.

 




Palavras-chave


Equipamentos Sociais; Tecnologia da Informação; Clínica Ampliada

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.