Envelhecimento e suporte da Estratégia Saúde da Família frente às quedas

Luciana Luiz Vieira

Resumo


Introdução: O aumento da proporção de população idosa ocorre de forma rápida e abrupta principalmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil. O cuidado comunitário do idoso deve apoiar-se especialmente na família e na Atenção Básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde, em especial daqueles sob a ESF, as quais devem representar para o idoso o vínculo com o sistema de saúde.

Objetivos: O objetivo do presente estudo foi apontar a importância do trabalho da ESF quanto a saúde da pessoa idosa, levando em consideração a abordagem familiar e os riscos para quedas, visando a melhoria da qualidade de vida desta população e sua retomada ao convívio social.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de Revisão de Literatura que compreendeu o período de 2000 a 2012, em bases bibliográficas Lilacs e Scielo utilizando-se os seguintes descritores: Idosos, Acidentes por Quedas, Fatores de Risco, Saúde do Idoso, Qualidade de Vida. Os critérios de inclusão consideraram a disponibilidade de texto completo e idioma em português.

Resultados: A idade avançada mostrou associação com maior número de quedas. Tais alterações podem comprometer o desempenho de habilidades motoras, dificultar a adaptação do indivíduo ao ambiente e predispô-lo a quedas. Um estudo evidenciou que quando há mudanças dos hábitos de vida, reeducação alimentar, reorganização da moradia e estímulos ao condicionamento físico, obtém-se um ambiente seguro que colabora com o aumento da mobilidade do idoso.

Conclusão ou Hipóteses: A ESF, no contexto da população idosa, firma vínculos familiares e comunitários estreitos, possibilitando a esta família o cuidado multidisciplinar, integral e longitudinal. Num país com o crescente número de idosos faz-se necessário a efetivação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa, alicerçadas no cotidiano de trabalho da ESF.





Palavras-chave


Idosos; Acidentes por Quedas; Fatores de Risco

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.