Realização de exames laboratoriais por gestantes no município de Lago Verde - MA

Alcyone de Oliveira Paredes, Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Anearlhe Cruz Almeida, Morgana Costa Campos

Resumo


Introdução: O pré-natal é um conjunto de ações que antecedem o parto e continuam até o nascimento do bebê. A realização de exames laboratoriais durante o pré-natal se resume no acompanhamento da gestante, auxiliando como um momento de aprendizagem para a mulher e sua família e permite, ainda, detectar anormalidades com a mãe e a criança.

Objetivos: O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil da realização dos exames laboratoriais por gestantes durante o pré-natal no Centro de Saúde de Lago Verde-MA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tratou-se de uma pesquisa de caráter descritivo transversal com abordagem quantitativa. Foram entrevistadas 100 gestantes, onde os dados foram coletados através da aplicação de um questionário específico, durante o mês de outubro de 2012. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se os programas Word® e Excel® versão 2010, sendo processados na forma de quadros, tabelas e gráficos.

Resultados: Das gestantes avaliadas 88% realizaram os exames de pré-natal, 12% não realizam. . Perguntou-se às gestantes que participaram da pesquisa se estas achavam importante a realização de exames durante o pré-natal, sendo que 97% dessas mulheres disseram sim, 3% disseram não. Em relação aos exames, a pesquisa mostrou que o principal exame realizado foi o Hemograma completo com 83%, Glicemia e VDRL ambos com 73%, Colpocitologia oncótica com 15%. E em menor percentagem de realização foi a sorologia para toxoplasmose com 7%.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a realização dos exames laboratoriais durante o pré-natal é de extrema importância, e dever dos profissionais em solicitar estes exames. Acredita-se que adequar assistência ao pré-natal com a realização de exames laboratoriais, visa a diminuição de problemas com a gestante e o bebê.






Palavras-chave


Exames Laboratoriais; Pré-Natal; Gestantes

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.