O PSF sob a ótica dos ACS da casa família Eduardo Angelin

Camila Maria D´ Macêdo, Caroline Pinheiro Lima, Yuri Sena Santos, Mariana do Socorro Maciel Quaresma

Resumo


Introdução: Na equipe multiprofissional do Programa Saúde da Família, o trabalho do ACS merece destaque, pois lhe são atribuídas funções estratégicas e complexas, sobretudo relacionadas ao contato direto com a comunidade. Dessa forma, justificou-se a necessidade de um trabalho sobre a opinião dos Agentes Comunitários de Saúde sobre o trabalho que desenvolvem, possibilitando reflexões sobre o assunto.

Objetivos: Avaliar o entendimento do Agente Comunitário de Saúde sobre o seu trabalho, no contexto do Programa de Saúde da Família, na Casa Família Eduardo Angelin.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo do tipo quantitativo, descritivo de corte transversal, aplicado em Agentes Comunitários de Saúde pertencentes às equipes do Programa de Saúde da Família, na Casa Família Eduardo Angelin.

Resultados: Dentre os Agentes da Casa Família Eduardo Angelin, que responderam ao questionário, 68% avaliaram como “bom” o seu conhecimento sobre a microárea. Em relação à visita domiciliar, percebeu-se na aplicação do questionário que 63% dos ACS afirmaram dar maior ênfase na orientação em saúde. Dentre as principais dificuldades relatadas por todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a que apresentou maior relevância foi a ausência de médico em uma das equipes. Na avaliação dos principais problemas existentes nas microáreas de abrangência da Casa Família Eduardo Angelin, a mais citada foi a falta de saneamento básico.

Conclusão ou Hipóteses: Os Agentes Comunitários de Saúde da Casa Família Eduardo Angelin possuem um bom entendimento a respeito do Programa de Saúde da Família e aplicam seus princípios e objetivos no trabalho diário. Porém, a geografia do local em que atuam e a precariedade de recursos são os fatores que mais prejudicam o exercício adequado da profissão.

 



Palavras-chave


Programa Saúde da Família; Agente Comunitário de Saúde; Eduardo Angelin.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.