O acompanhamento do trabalho em saúde bucal na rede SUS Belo Horizonte

Eliana Maria de Oliveira Sá, Carlos Alberto Tenório Cavalcante, Marco Aurélio de Oliveira, Nora Nei Reis Pereira, Terezita de Fátima Fernandes

Resumo


Introdução: A rede SUS de Belo Horizonte possui 147 centros de saúde e 296 equipes de saúde bucal. Em 2006, após a implantação do “protocolo para atenção básica em saúde bucal”, alguns avanços foram encontrados, sobretudo na ampliação do acesso aos serviços. Para consolidar estes avanços, foi planejado e executado o acompanhamento do processo de trabalho das equipes de cada centro de saúde.

Objetivos: O objetivo foi discutir a organização local do trabalho, tomando como referência as diretrizes municipais, assessorando as equipes no enfrentamento dos desafios e definição de novos compromissos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi construído um roteiro de visita organizado em oito blocos temáticos que pretendeu abordar todos os aspectos da atenção. A partir deste roteiro a equipe construía propostas de mudanças no processo de trabalho. A cada área temática foi atribuída uma nota de 1 a 5. Foi feita a avaliação e registro de como o trabalhador se sentia em relação aquele turno de trabalho. . Este processo foi iniciado em setembro de 2009 e atualmente acontece a terceira rodada de visitas aos centros de saúde. O encontro envolve técnicos (nível central, distrital e local), gerente e trabalhadores. A discussão sobre os principais problemas a serem enfrentados gera a cada visita novas propostas de intervenção.

Resultados: A partir das visitas é possível afirmar que, quando o gerente acompanha o processo de trabalho em saúde bucal, os resultados são diferenciados, a integração da equipe de saúde da família tende a ser maior. O acompanhamento favorece um diagnóstico e valorização do trabalho, uma oportunidade a mais para o gerente se apropriar do processo de trabalho em saúde bucal. Ainda que quase todos os cirurgiões dentistas da rede tenham concluído o curso de especialização em saúde coletiva, a prática da equipe ainda continua focada no atendimento individual. As notas atribuídas pelas equipes dos centros de saúde geraram consolidados locais, do distrito e do município.

Conclusão ou Hipóteses: Este material tem indicado as áreas que necessitam de investimentos prioritários, como também temáticas que se aproximam das diretrizes institucionais. Os resultados são socializados em diferentes instâncias da gestão e do controle social. Em 2012, na implantação do contrato interno de gestão na rede SUS Belo Horizonte, os gerentes reconheciam a importância da ação pioneira da saúde bucal.






Palavras-chave


Saúde Bucal; Avaliação; Equipe.

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