Impacto das atividades administrativas na oferta de ações de saúde do enfermeiro

Agrimeron Cavalcante da Costa, Mario Silva Monteiro, Sônia Maria de almeida Figueira, Lucilene Renó Ferreira

Resumo


Introdução: O enfermeiro tem papel importante na construção do cuidado humanizado, dada a sua sensibilidade e competência técnico-científica, que o tornam referência da Unidade e da Equipe de saúde. Na Estratégia de Saúde da Família, assume a responsabilidade na qualidade e diferencial nas atividades assistenciais, além de realizar tarefas administrativas que impactam no desenvolvimento de suas atribuições.

Objetivos: Este estudo buscou identificar as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde sob gestão da OSS-SPDM no território de Aricanduva/ Sapopemba, município de São Paulo, avaliando a compatibilidade de seu desenvolvimento e impacto na oferta de ações assistenciais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado levantamento em 04 unidades do território, compondo uma amostra representativa dos diferentes números de ESF por Unidade de Saúde. Foram listadas todas as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro e tempo dispendido para cada uma delas, considerando o Documento Norteador, Protocolos do município de São Paulo e outras atribuições não contempladas nos itens anteriores, mas que fazem parte da rotina deste profissional na UBS; realizada a média de horas por enfermeiro e atividade em um mês de trabalho.

Resultados: O estudo mostrou um déficit de 55 horas mês, por enfermeiro para o desenvolvimento das ações, considerando a Carga Horária de 40 horas semanais de trabalho.

O levantamento foi utilizado em Oficina de Planejamento Estratégico, elaborada a partir do desafio proposto no Programa para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, onde foi discutida a elaboração da agenda considerando a realidade epidemiológica local, risco e vulnerabilidade da população assistida e protocolos existentes. Identificou-se o impacto das atividades administrativas e outras atribuições na oferta de atividades assistenciais comprometendo o acesso da população ao serviço prestado por esse profissional.

Conclusão ou Hipóteses: Evidencia-se a necessidade de estratégias de reorganização do trabalho do enfermeiro, revisão de suas responsabilidades e propostas alternativas que tornem compatível sua atuação com qualidade, de forma planejada e organizada sem comprometimento da atividade assistencial.

 


Palavras-chave


Horas de Trabalho do Enfermeiro; Atividade Assistencial do Enfermeiro.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.