Avaliação da resolutividade de Estratégia Saúde da Família

Yuri Aarão Amaral Serruya, Aluízio Augusto Pereira Semblano, Sherlon Elvis Pinto Raiol, José Claudio Monteiro Rodrigues Filho, Roberto Ataíde Pinto

Resumo


Introdução: O modelo do Sistema Único de Saúde, que prevê hierarquização e um sistema de referência e contra-referência do paciente que consiste em uma organização dos serviços configurados em redes sustentadas por critérios, fluxos e mecanismos de pactuação de funcionamento, para assegurar a atenção integral aos usuários.

Objetivos: Determinar quantas consultas e encaminhamentos foram realizados no período de 12 meses na Unidade Básica de Saúde Saúde Palmeira do Açaí, bairro de Águas Lindas, Belém – Pará, bem como quais as especialidades mais referenciadas neste período.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de estudo do tipo transversal, quantitativo, a partir de dados obtidos em prontuários, consolidados e fichas de referência/contra-referência da Unidade Básica de Saúde Palmeira do Açaí, bairro de Águas Lindas, Ananindeua - PA, no período de um ano, no intuito de quantificar consultas, encaminhamentos realizados, bem como determinação de quais são as especialidades que a unidade mais referencia.

Resultados: Com os dados do protocolo de pesquisa, foi constatado que das 3240 consultas realizadas neste período, 149 foram referenciadas. No que diz respeito a estes encaminhamentos, os dados mostram que 33 pacientes foram referenciados para centros de ortopedia, 28 para oftalmologia, 8 para dermatologia, 9 para neurologia, 3 para urologia, 4 reumatologia, 12 endocrinologia, 22 para gastroentererologia, 2 para alergologia, 5 para nefrologia, 1 para fisioterapia, 4 para mastologia, 10 para cirurgia geral e 1 para ginecologia.

Conclusão ou Hipóteses: Durante o período de um do total de consultas na Unidade Básica de Saúde Águas Lindas, apenas 4,5% dos casos foram encaminhados. A especialidade com maior número de referências foi a ortopedia, correspondendo 22,1% dos casos referenciados. Conclui-se que a resolutividade da Unidade encontra-se satisfatória e conclui-se que há necessidade de atenção para outras áreas, como a ortopedia




Palavras-chave


Resolutividade; Estratégia; Referência.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.