Visita domiciliar e o cuidado da saúde bucal dos pacientes acamados

Frederico Pereira Coelho

Resumo


Introdução: A pesquisa trata-se de um relato de experiência que utiliza a visita domiciliar como estratégia para ampliar o cuidado em saúde bucal de pacientes acamados.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da Equipe de Saúde Bucal no atendimento da população acamada do CMS Buá B.B. da Fonseca, localizado no bairro de Magalhães Bastos na A.P.5.1 do município do Rio de Janeiro.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As visitas domiciliares aos pacientes acamados são agendadas através dos agentes comunitários de saúde,tendo como protocolo : a entrega do kit de higiene oral para a família, a orientação dos cuidados em saúde bucal para todos os residentes do domicílio,a escovação supervisionada,a aplicação tópica de flúor, a identificação do familiar para dar continuidade ao cuidado no paciente acamado. Sendo também realizado o exame clínico para o diagnóstico em saúde bucal e os procedimentos clínicos necessários.

Resultados: A visita domiciliar pode ser entendida pela Equipe de Saúde da Família como mais uma ferramenta de reorganização da prática de saúde com enfoque na família e seu ambiente físico e social, para o desenvolvimento de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a visita domiciliar pode ser mais uma ferramenta para a ampliação do acesso à atenção em saúde bucal da população acamada, além de favorecer a criação de vínculo entre os profissionais da saúde e a família.




Palavras-chave


Saúde da Família; Saúde Bucal; Paciente Acamado

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.