Uso do ácido fólico e sulfato ferroso em gestantes do Município Teresina - PI

Carlos Eduardo dos Santos Portela, Lorena Maria Barros Brito Batista, Ilan Lopes Leite Mendes, Marcelo Barbosa Nunes, Gabriela Medeiros Pereira da Silva

Resumo


Introdução: O uso de ácido fólico durante a gestação ajuda na prevenção de distúrbios fetais do tubo neural, e o uso de ferro auxilia na prevenção de transtornos do sistema nervoso central. Dessa maneira, recomenda-se que gestantes (≥20ª semana) devam receber 60mg de ferro elementar e 5mg de ácido fólico todos os dias até o final da gestação.

Objetivos: Avaliar a ingestão e suplementação de folato e sulfato ferroso, bem como o conhecimento acerca da importância e indicação do seu uso nas gestantes de baixo risco atendidas por Equipes de Saúde da Família (ESF) de Teresina - PI.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Amostra composta por 100 gestantes hígidas atendidas em serviço de pré-natal de ESFs de Teresina - PI que foram entrevistadas a fim de obter-se dados acerca da suplementação com folato/sulfato ferroso. Os dados colhidos foram analisados descritivamente através do programa SPSS 9.0. Trabalho previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da NOVAFAPI.

Resultados: Das gestantes analisadas tem-se que: 80% desconhecem a importância da utilização de ácido fólico/ferro durante a gestação; 84% possuem renda familiar ≤ 1 salário mínimo; 3% possuem história familiar de distúrbio do tubo neural; 45% tiveram gravidez não planejada; 87% tomaram os comprimidos de ácido fólico/ferro após diagnóstico de gravidez; apenas 7% o fizeram antes de confirmada a gestação

Conclusão ou Hipóteses: Embora não saiba o motivo pelo qual fazem a suplementação com ferro/ácido fólico, a maioria das gestantes o faz. No entanto, a imensa maioria das gestantes não utiliza suplementação com ácido fólico previamente à gravidez.





Palavras-chave


Ácido Fólico; Sulfato Ferroso; Gestante

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.