Apoio institucional: experiência dos municípios da região de saúde de Imperatriz

Silvia Maria Costa Amorim, Ana Cleide Vieira, Márcia da A. Costa Amorim

Resumo


Introdução: O PMAQ, instituído pelo MS tem entre os compromissos da gestão estadual, Instituir mecanismos de Apoio Institucional aos municípios participantes do Programa, para potencializar os processos de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.Por se tratar de proposta inovadora, os municípios precisaram de suporte para implantação do Program, construção e acompanhamento dos ind icadores.

Objetivos: Descrever o apoio institucional realizado no processo de implantação do PMAQ, pela superintendência de atenção primária da secretaria estadual de saúde do Maranhão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a respeito das ações apoio institucional aos municípios da Região de Saúde de Imperatriz: Amarante, Buritirana, Estreito, Gov. Edison Lobão João Lisboa, São João do Paraíso com adesão ao PMAQ, no ano 2012.

Resultados: Resultados: Com o objetivo de prestar apoio institucional aos municípios que aderiram ao PMAQ, com base nas diretrizes propostas pelo ministério da saúde, a superintendência da atenção básica realizou 06 visitas aos municípios de Imperatriz, para realização de 02 oficinas descentralizadas sobre a PMAQ, 01 oficina sobre sistemas de informação em saúde, rodas de conversa com a equipe local de profissionais das ESF, ESB,contratualizadas no PMAQ.As oficinas tiveram carga horária de 16 horas e o público alvo foi os profissionais, coordenadores municipais do da ESF,ESB.

Conclusão ou Hipóteses: O apoio institucional ofertando refletiu positivamente na avaliação externa das equipes contratualizadas, sendo que permitiu aos municípios a recontratualização, após a certificação.





Palavras-chave


Apoio Institucional; Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal; Método da Roda.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.