“Criando saúde” - promoção de saúde para crianças na cidade de Manaus

Cecília Nunes Costa de Faria, Flávio Souza Melo, Maria Cristina dos Santos

Resumo


Introdução: Os integrantes do Projeto “MEDensina”(vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas) há onze anos ministram palestras sobre temas de saúde para escolas e comunidades em geral, na cidade de Manaus (AM).

Objetivos: Promover saúde para qualquer idade, buscar métodos didáticos inovadores e comunicação adequada para atingir o público alvo em questão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Desafiados a ministrar o tema Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) para crianças (6 a 10 anos), os integrantes do projeto optaram por uma abordagem lúdica da questão. Sendo utilizados os contos infantis e seus personagens para transmitir a mensagem de saúde, e assim atingi-las sem a necessidade de usar apresentações inadequadas para essa faixa etária.

Na apresentação da palestra utilizou-se de recursos multimídia e dinâmicas de grupo. O enfoque central foi o vírus HIV e a prevenção de doenças, pela higiene pessoal, sendo o conto apresentado para um total de 251 crianças. Ao falarmos para crianças não atingimos somente a elas, como também, a todo o ambiente ao qual pertencem.

Resultados: A palestra executada pelos membros do projeto recebeu o apoio dos professores da Escola e conseguiu atingir os objetivos esperados. A experiência nos mostrou ser possível ministrar qualquer tema para qualquer faixa etária.

Conclusão ou Hipóteses: O projeto “MEDensina” ainda precisa adequar as suas apresentações sem que a faixa etária seja um limitante porém, a realização da palestra sobre DST demonstra que estamos dando os primeiros passos na direção correta.

Palavras-chave


DST; Infância; MED Ensina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.