Transformando debates do grupo de discussão da SBMFC num informativo para médicos

Tuainne Camboim Moraes, Rodrigo Pinheiro Silveira

Resumo


Introdução: Grupos de discussão pela internet são instrumentos importantes para a produção do conhecimento e para a organização do sistema de saúde, porém são pouco utilizadas para esse fim. O grupo da SBMFC existe há mais de 10 anos, possui um grande numero de participantes e um volume expressivo de mensagens e já foi utilizada para a tomada de decisões como a mudança no nome da especialidade.

Objetivos: Relatar a experiência da produção de um informativo para Médicos de Família e Comunidade, residentes e profissionais que atuam na APS a partir da análise qualitativa das mensagens do grupo de discussão da SBMFC.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As mensagens são categorizadas por análise de conteúdo. As primeiras análises evidenciaram tal riqueza que se decidiu montar um informativo semanal “Tópicos de MFC” para divulgação eletrônica entre os médicos da APS e na Residência de MFC do Acre. As mensagens foram agrupados em 8 categorias: divulgação de conquistas, divulgação de eventos, divulgação de pesquisas, debates sobre organização do sistema de saúde, compartilhamento de inovações no trabalho do MFC, discussões sobre temas clínicos, divulgação de informações sobre temas de interesse e questões administrativas. Os tópicos mais discutidos e relevantes são destacados para o informativo, no qual são mencionados com o conteúdo resumido.

Resultados: Os tópicos mais discutidos estão dentro da categoria “Discussões sobre organização do sistema de saúde”, o que sugere que o grupo SBMFC seja uma importante ferramenta de análise das diferentes realidades da saúde do País, além de possuir grande relevância em trocas de conhecimento científico. A categorização dos tópicos nos auxilia a refletir sobre as condições em que se encontra a Atenção Primária da saúde no Brasil. O informativo tem sido veiculado para médicos e residentes e passaram a ser comentado nas sessões clínicas e aulas da residência de MFC. Ainda está em processo de análise a sua utilização pelos médicos da rede de APS e demais profissionais.

Conclusão ou Hipóteses: A criação do informativo tem se constituído num elemento de educação permanente, facilitando a leitura do grupo da SBMFC, ampliando a potencia dessa ferramenta para a construção e fortalecimento da MFC e da APS como um todo.


Palavras-chave


Grupo de Discussão; SBMFC; Educação Permanente

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.